INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Livro "Healthier Without Wheat"


Nas férias consegui ler um livro que já tinha adquirido há algum tempo, "Healthier Without Wheat" do Dr. Stephen Wangen. Apesar de ser escrito por um médico, a linguagem que usa é acessível a um leigo e passa a sua mensagem sem criar dúvidas. A base da sua teoria é que existem indivíduos que tem uma relação problemática com o glúten e este problema pode assumir a forma de doença celíaca, alergia ao trigo ou intolerância ao glúten não celíaca.

Ele explica com detalhe os sintomas das diferentes formas e meios de as diagnosticar, sendo que o resultado final é sempre uma dieta sem glúten. A intolerância ao glúten será mais prevalecente do que a doença celíaca, mas mais difícil de diagnosticar. Segundo o Dr. Wangen, os doentes celíacos diferenciam-se por sofrerem danos na mucosa intestinal, logo acusam positivo nas análises do anti-endomísio e anti-transglutaminase e na biópsia do duodeno. Os intolerantes não celíacos sofrem mais de sintomas extra-intestinais e normalmente só acusam positivo na análise da anti-gliadina. São aqueles que não recebem um diagnóstico definitivo e positivo mas que melhoram quando iniciam a dieta sem glúten, muitas vezes por conta própria.

Ao longo do livro, vai relatando casos de pacientes que tratou para exemplificar o seu ponto de vista. Ele próprio intolerante ao glúten, conhece bem a dieta, como optimizá-la e quais as condições que aparecem associadas aos problemas com o glúten e como tratá-las. Sem dúvida, um livro essencial para quem se quer educar nesta problemática, numa altura em que a maior parte dos médicos especialistas nacionais ainda vive na ignorância sobre esta condição. Um paciente informado é o melhor defensor da sua saúde.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante, onde posso comprar?

Lucente disse...

Na amazon.co.uk ou no site Book Depository, ambos no Reino Unido; o primeiro não cobra portes para Portugal a partir de 25 libras de encomendas, o segundo não cobra nenhum porte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...