INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 18 de outubro de 2011

A boca e o glúten


Imagem retirada da Net

Um post de ontem do blog Viva sem Glúten da Glaucia Cutini em que a autora divulga um artigo da faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, fez-me lembrar um outro sintoma que o meu filho mais velho teve, talvez dos primeiros, e que, na altura, nos passou despercebido: a erupção tardia dos dentes. O primeiro dente surgiu-lhe aos 11 meses e o segundo só por volta dos 15. Na altura, estranhamos mas como há na família um historial de dentes tardios, não pensamos muito no assunto. Só quando ele foi diagnosticado é que, ao pesquisar sobre o glúten, fizemos a ligação. Já o irmão, que nunca fez uma alimentação com glúten, tem, aos 14 meses, 6 dentes e vai a caminho do 7º e 8º.

Neste artigo, fala-se um pouco sobre isso, mas fala-se também sobre os defeitos no esmalte dentário e as aftas recorrentes provocados pela ingestão do glúten, assunto já abordado neste blog. Obrigada, então, à Glaucia pela divulgação.


Mais info:
Anomalías del Esmalte Dentario y Enfermedad Celíaca
Celiac Disease and Its Impact on the Oral Health Status 
Presence and distribution of dental enamel defects, recurrent aphthous lesions and dental caries in children with celiac disease.

1 comentário:

Glaucia Cutini disse...

Eu é que agradeço! Abçs.Glaucia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...