Há mais de um ano atrás, escrevi um post em que comentava sobre o facto de a cadeia de hambúrgueres H3,
uma marca nacional, disponibilizar um menu sem glúten em Espanha e em Portugal
não. Na altura, a H3 respondeu que estava a tratar do assunto e, assim que
tivessem um menu pronto, informariam a APC.
Entretanto, já fomos várias vezes à loja H3 local e nunca
vimos o dito menu, nem sequer informação se o mesmo existia. Recentemente,
soube pelo blog Sem Glúten, Por Favor! que a H3 Brasil, aberta há pouco tempo, já disponibilizava no seu website e na sua página de Facebook o menu
apto para celíacos. Questionei a APC se esse mesmo menu já existiria em
Portugal, ao que esta respondeu que não recebeu nenhuma informação da H3 nesse
sentido.
Sendo assim, contactei a H3 Portugal para expressar o meu
descontentamento com a situação. Outros celíacos com quem falei fizeram o
mesmo. Soubemos, entretanto, por alguns celíacos que os menus já estariam
disponíveis nas lojas, a pedido, há algum tempo. A informação de que os mesmos
existem é que é nula.
Ainda não recebi uma resposta da H3, mas foi disponibilizado
ontem um link no website português, à
imagem do brasileiro, para descarregar o menu para celíacos. O menu ainda não
está disponível na página de Facebook, mas quero acreditar que será apenas uma
questão de tempo. Da mesma maneira, quero acreditar que, tal como em Espanha e
como podem ver na imagem de uma loja nesse país, a existência de menu próprio
vai estar bem à vista nas lojas. Nem todos gostam ou têm acesso às redes
sociais ou Internet, pelo que a informação na loja é muito importante.
Imagem retirada da Internet |
Update 16/08-
A H3 respondeu-me da seguinte forma em relação à questão que lhes havia colocado do diferente tratamento da informação em Portugal, Espanha e Brasil:
“Qualquer ação de divulgação aos clientes veiculada pela h3
Espanha ou h3 Brasil tem de ser apoiada, promovida ou aprovada pela “Empresa
mãe” sediada em Portugal. Por isso, a informação a que teve acesso pela h3
Espanha ou pela h3 Brasil, foram facultadas pela h3 Portugal e a sua forma de
divulgação sujeita a aprovação pela mesma.
A forma como promovemos as nossas ações de marketing ou como
transmitimos informação aos nossos clientes segue uma política interna
específica à qual os nossos clientes são alheios, como é normal. Existem razões
para o fazermos de uma determinada forma e não de outra, que se prendem com a
gestão interna da empresa. No entanto, não queremos com isto dizer que não
ouvimos os clientes e que as suas sugestões não são bem vindas. Muito pelo
contrário, estamos sempre atentos às suas sugestões e principalmente reclamações,
pois estas são sempre excelentes oportunidades de melhoria à nossa forma de
trabalhar.”
4 comentários:
Boa tarde!
Nestas férias em Portugal estivemos 3 vezes nos restaurantes H3, 2 vezes no Algarve (Albufeira) e 1 vez em Lisboa(Parque das Nações). Bastou perguntar por opções sem gluten e recebemos logo o menu para celíacos. Resultou muito bem e a minha filhota (6 anos) adorou comer (finalmente) hamburguers no restaurante :)
Obrigada pelo feedback, é sempre bom quando os nossos filhos podem ter uma experiência igual à de tantos outros!
Por isso é que a H3 deveria ter feito a divulgação destes menus assim que os fez, para que mais pessoas possam ter essa experiência.Como todos sabemos, a grande maioria dos celíacos não se vai lembrar de pedir menu sem glúten porque, normalmente e infelizmente, não existe.
Logo, se a H3 veiculou esta informação na Internet no Brasil, e nas lojas em Espanha, porque não aqui também? Especialmente quando a informação que tinham passado anteriormente era que a APC seria informada quando existissem menus nas lojas para divulgação junto dos sócios, e não o fizeram :-(
Sim, Lucente, tem toda a razão. Se a informação não chega ás pessoas que realmente precisam desta ementa, então é como se ela não existisse... E seria tão simples como pôr o simbolo "sem gluten" à frente de cada item do menu nos placars da loja! E claro, informar a APC é imprescindivel para que essa informação seja divulgada a quem mais dela necessita.
Ainda há um longo caminho a percorrer na sensibilização das empresas para este problema que cada vez afecta mais pessoas, mas devo dizer que ficamos surpreendidos pela positiva por em Portugal encontrarmos tantos produtos "normais" com o simbolo "sem gluten" no rótulo (aqui na Alemanha quase não se encontra). A APC tem realmente feito um bom trabalho cujo resultado começa a ser visivel.
Peço desculpa pelo "testamento", e já agora muito obrigada por todas as informações e receitas deliciosas do seu blog!
obrigada! Desconhecia que tinham menus sem gluten. Não sei porque não informaram claramente!
Enviar um comentário