INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Pataniscas de bacalhau sem glúten

Nunca tinha feito pataniscas até à semana passada, nem era sequer fã da especialidade. Mas como tanto a minha mãe como a minha sogra falaram maravilhas das suas pataniscas feitas com a farinha Self-Raising da Doves Farm, quis experimentar. Andei à procura da receita perfeita, mas quase todas as bloggers de culinária dizem que a receita da mãe é a melhor; no entanto, variam todas muito. Sendo assim, fiz um mix com as várias receitas que encontrei e decidi fazer um teste. Correu bem e eu, que nem era fã, até sou capaz de repetir a receita um destes dias.


Ingredientes:
300 gramas de bacalhau cozido e desfiado
1 cebola
3 ovos
80 gramas de farinha Doves Farm White Self Raising
150 ml água com gás
Sal, salsa picada e pimenta a gosto

Separe as claras das gemas e monte-as em castelo. Reserve.

Triture bem a cebola. Reserve.

Numa taça, misture bem a farinha, o sal, a pimenta e as gemas. Junte-lhe a água, misture e acrescente mais um pouco, se a massa estiver muito espessa. De seguida, junte o bacalhau, a cebola e a salsa, e misture bem até obter uma massa homogénea.

Por fim, junte as claras em castelo e envolva-as com cuidado na massa. Entretanto, aqueça o óleo na frigideira e deixe aquecer bem. Coloque depois colheradas de massa na frigideira, de acordo com o tamanho de pataniscas que pretender. Deixe fritar de um lado até dourar e vire do outro lado para acabar de fritar. Coloque num prato com papel absorvente.

Sirva quente com uma salada a gosto.

Esta receita rende 11 a 12 pataniscas.



3 comentários:

Ana Pimenta disse...

Um destes dias também as fiz. Curiosamente também nunca tinha feito antes. Experimentei também com a DFSR e foi a bimby a mestra. Ficaram ótimas sob o olhar atento da Avó, mestra nestas artes e desconfiada pela farinha! Uma dica ... usar a água do bacalhau. A experimentar "fritar" na máquina das waffles só com um pouco de azeite. Quem as faz diz que ficam ótimas e muito mais saudáveis.

Ana Mateus disse...

Olá, onde compram a farinha?

Lucente disse...

Ana Mateus,
Pode comprar a farinha Doves Farm nas lojas Celeiro, Supercor ou online na Gluten Free Living:
http://www.glutenfreeliving.pt/index.php?route=product/product&path=33&product_id=112

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...