INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 16 de abril de 2015

Natas azedas sem glúten, sem lacticínios

Quando encontrei esta receita de natas azedas vegetais, nem queria acreditar, mas experimentei e foi, sem dúvida, um sucesso. Natas cremosas, saborosas, sem glúten, sem lactícinios e mais saudáveis que as natas "normais"? E fáceis de fazer? Costumava comprar natas de arroz por questões de colesterol alto, mas agora faço estas regularmente. Já usei em molhos como o Strogonoff, em bolachas e bolos... Quem não sabe, fica a pensar que são natas de leite de vaca.

Ingredientes:
200 gramas de cajus ao natural (comprei no Lidl)
1/2 colher de chá de sal fino
180 ml de água engarrafada
2 colheres de sopa de sumo de limão

Ponha os cajus de molho entre quatro a oito horas. Passado esse tempo, despeje a água, coloque os cajus no copo do liquidificador com o sal, metade da água engarrafada e o sumo de limão e triture bem. Vá acrescentando o resto da água até obter a consistência desejada, sem grumos.

Verta para um frasco e coloque mais sal ou sumo de limão, a gosto (eu acabo por colocar o sumo de um limão inteiro porque gosto das natas bastante azedas. Pode usar de imediato, ou guardar no frigorífico até cinco dias.













2 comentários:

Avelã disse...

Engraçado, nunca vi essa tradução para «natas azedas»! Não é muito usado em Portugal, também...
Por acaso já experimentei natas de aveia e etc, mas não acho muito bom e não gosto de usar para cozinhar, para além de não serem propriamente saudáveis. Uso mais para cozinhar ocasionalmente bolos, e nesse caso uso das normais mesmo - ninguém na minha família tem intolerâncias. Tenho é de fazer Strogonoff! É muito bom :D
uma alternativa a molhos de natas de que gosto muito são natas de couve-flor! Já experimentaste? Eu tenho a receita no blog e gosto imeeenso :)
Adoro os cajus do Lidl :) acho que nunca vi crus em mais lado nenhum. Não sei se os do Continente são, mas os do Continente são meio escuros e estranhos :P
Gostei desta receita, soa muito bem :D adoro cajus, ainda por cima... Por isso imagina ;) já vi os cajus usados em várias sobremesas cruas, desde cobertura para bolos a cheesecake e tiramisú! E soa muito bem :D
Mas as natas normais não são isentas de glúten? Eu sei que pode haver contaminação, mas acho que da Agros, por exemplo (são as que eu uso), já vi a dizer que era apto para celíacos... Ou é mesmo para ser sem lactose? De qualquer das maneiras não me parece que tenha de haver mais pretextos do que o aspecto delicioso para fazer isso :D

Lucente disse...

Não, normalmente as natas, e em particular as frescas, não têm glúten, mas estas de cajú são menos gordas o que ajuda com o colesterol. Também é útil para intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite da vaca.

Natas de couve flor? Tenho que ver isso...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...