Mesmo nesta época em que as receitas mais procuradas pertencem aos doces natalícios, há sempre lugar para mais uma receita de pão, especialmente se for para um pão de textura macia e sabor suave. Para além disso, este pão, que funciona como um pão com glúten, não leva nenhuma pré-mistura. Em tempos de contenção, importa poupar e este pão dispensa o uso do Mix B da Schar que custa 6 euros em média em Portugal.
Ingredientes:
150 gramas de polvilho
95 gramas farinha de trigo sarraceno (à venda da marca Bauckhof no Celeiro)
80 gramas farinha de arroz integral
60 gramas farinha de grão de bico (também da marca Bauckhof)
5 gramas de fermento activo seco
1 1/2 colher de chá de goma xantana
1 ½ colher de chá de sal fino
1 1/2 colher de chá de fermento para bolos
2 colheres de sopa de psílio em pó
300 gramas de água morna
1 ovo L, à temperatura ambiente
3 colheres de sopa de óleo vegetal
1 ½ colher de sopa de mel
Numa tigela misture as farinhas, a goma xantana, o sal, o fermento para bolos e o psílio até obter uma cor homogénea. Reserve.
Na cuba da sua máquina do pão, coloque a água, o ovo batido, o óleo e o mel. Coloque depois a farinha reservada e finalize com o fermento. Seleccione o programa Amassar (dura uma hora e meia na minha máquina).
No final do programa, coloque uma pedra de pizza no forno a 230ºC e retire a massa da cuba da máquina para a banca. Molde-a e deixe-a a levedar durante 20 minutos.
No final desse tempo, polvilhe a pedra com farinha de milho ou arroz e coloque aí a massa. Reduza para 210ºC e deixe cozer durante 40 minutos. Quando esse tempo tiver terminado, desligue e abra ligeiramente o forno; o pão deverá permanecer aí durante 5 a 10 minutos para arrefecer lentamente. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.
Fatie apenas quando estiver completamente frio.
7 comentários:
Obrigada pela receita, o Vasco adorou o pão! Comprei a pedra na Casa, as farinhas no Celeiro (encontrei até a de arroz integral da mesma marca das outras)e encomendei o psílio online, foi fácil. fazemos este pao pelo menos uma ve por semana.
Obrigada pelo feedback Pedro, aqui em casa este pão também sai com frequência.
Obrigada, só algumas perguntas:
- o polvilho é do doce ou do azedo?
- e o fermento, qual a marca que usas? já tenho usado fermentos noutras receitas e o pão não cresce...
- não se pode fazer todo o processo na máquina de pão?
Pandinha,
O polvilho é o doce. Quanto ao fermento, uso o seco da Doves Farm, mas tenho usado outros e funcionam todos: é importante que o fermento não seja colocado ao mesmo tempo que o sal, pois este mata-o.
Pode-se fazer tudo na máquina do pão, mas não fica a mesma coisa... Pessoalmente só uso a máquina para bater e levedar.
Mt obrigada pela ajuda! Só encontro ou fermento para bolos ou levedura seca para pão. É a levedura que utilizas, certo?
Pandinha,
Sim, pode-se chamar-lhe fermento ou levedura, depende da marca, penso que, por exemplo, o produto da Condi se chama "fermento para pão". Basicamente, o produto que servir para levedar pão deve ter como ingrediente o saccharomyces cerevisiae.
Obrigada!
O pão ficou muito bom, e ainda tem potencial para melhorar. Fiz na versão preguiça: tudo na máquina de pão (não sei onde arranjar a pedra de pizza, já procurei na Casa mas não há).
Vou continuar a procurar a pedra de pizza...
Enviar um comentário