INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 2 de abril de 2012

Bolo de chocolate

Com a devida excepção às crianças que são alérgicas ao chocolate, deve haver poucas que recusem uma fatia de bolo de chocolate. É simples e rápido, e ainda que possa sair menos bem, por vezes, as crianças acham sempre que está uma delícia… pelo menos, o meu filho acha sempre que o bolo é fantástico desde que leve chocolate- com este foi assim. A receita encontrei-a aqui e decidi experimentar porque levava apenas farinha de arroz e uma pequena quantidade de farinha de trigo, que substituí pela farinha de alfarroba. Como já tinha mencionado neste post, a alfarroba é um espessante natural, e esperava que esta se comportasse como a farinha de trigo, sendo que o seu sabor se perderia devia ao chocolate na receita. Deste modo, não usei goma xantana e o bolo ficou, de igual modo, com uma textura firme, sem se esfarelar.

Ingredientes:
3 ovos
125 gramas de manteiga sem sal/margarina
90 gramas de açúcar
60 gramas de farinha de arroz
30 gramas de farinha de alfarroba
1 colher de chá de fermento em pó
100 gramas de chocolate preto em barra

Separe as gemas das claras e bata-as em castelo. Reserve.

Misture as farinhas com o fermento e reserve.

Na cuba da batedeira, misture a manteiga/margarina com o açúcar, até obter um creme amarelado. Junte as gemas e misture bem até estarem incorporadas no creme. Acrescente o chocolate, entretanto derretido, e misture.

Junte a mistura de farinhas ao preparado anterior e bata até obter uma massa homogénea. Por fim, acrescente com cuidado as claras em castelo.

Escolha uma forma pequena (ou dobre a receita) e leve a massa ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 a 30 minutos. Retire do forno, deixe repousar alguns minutos e coloque, depois, numa rede de arrefecimento.























































4 comentários:

Susana Fernandes disse...

Eu acompanho o Lucas desde que tenha chocolate é bom...
Vou fazer esta receita em breve

Lucente disse...

Só por curiosidade, arranjas margarina sem lactose?

Ni! disse...

Obrigada pela dica lá no cantinho. Não estou muito perto da fronteira :(
Já tinha visto várias referências aos produtos sem gluten à venda nos hiper Mercadona, mas realmente fica um pouco fora de mão. De qualquer forma, já fomos encontrando diversas soluções (nem sempre económicas, é certo) e temo-nos desenrascado.
Obrigada

Lucente disse...

Ni, não tem de quê. Obrigada eu pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...