INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 30 de março de 2012

A tiróide e o glúten

No episódio desta semana da série de televisão Dr. House (que irá repetir hoje, às 22.20 horas no canal Fox), o caso tratado foi de um homem diagnosticado com uma tiroidite e doença celíaca. Esta associação é uma das mais estudadas e das mais reconhecidas, como se pode ver por esta lista que se segue:


Autoimmune thyroid diseases and coeliac disease.






Apesar de haver indivíduos que conseguem fazer regredir uma tiroidite (ou diminuir o seu impacto) com uma dieta isenta de glúten, estes não são a maioria, pois uma vez iniciada a doença auto-imune, é difícil fazê-la desaparecer. No entanto, este caso italiano é um caso de sucesso:

"Associação incomum de tiroidite, doença de Addison, falência ovárica e doença celíaca numa mulher jovem
Imagem retirada da Net
A coexistência de doenças endócrinas auto-imunes, em particular doenças auto-imunes da tiróide e doença celíaca (DC), foi noticiada recentemente. Apresentamos aqui o caso de uma mulher de 23 anos com um diagnóstico de hipotiroidismo devido à tiroidite de Hashimoto, a doença auto-imune de Addison e falência ovárica prematura espontânea com cariotipo normal. Considerando a estreita associação entre doenças auto-imunes e DC, decidimos procurar pelo anticorpo IgA anti-endomísio (EmA) no soro.

 A positividade do EmA e a presença de atrofia total das vilosidades na biópsia jejunal permitiu o diagnóstico de DC. Com uma dieta isenta de glúten, a paciente mostrou uma marcada melhoria clínica, acompanhada, ao longo de um período de três meses, por uma diminuição progressiva da necessidade de terapias de substituição da tiróide e glândula adrenal. Após seis meses, o soro EmA tornou-se negativo e, após doze meses, uma nova biópsia jejunal mostrou a recuperação completa da mucosa. Depois de dezoito meses com dieta isenta de glúten, os anticorpos anti-tiróide diminuíram significativamente, e nós pudémos suspender a terapêutica substitutiva da tiróide.

Este caso reforça a associação entre a doença poliglandular autoimune e a DC; a identificação precoce destes casos é clinicamente relevante não apenas para o alto risco de complicações (linfoma, por exemplo) inerentes à DC não tratada, mas também porque a DC é uma das causas para o fracasso da terapia hormonal de substituição em pacientes com doença autoimune da tiróide."

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...