INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 7 de março de 2012

Paris sem glúten


Imagem retirada da Net

Para os intolerantes ao glúten que visitem Paris, a cidade do amor tem um novo ponto de paragem obrigatório. Á semelhança da catalã Milola, a Helmut Newcake é uma pastelaria totalmente sem glúten no 10º bairro, perto da estação de metro Goncourt. A proprietária, Marie Tagliaferro, é celíaca e estudou para ser chef de pastelaria. Deixo aqui a reportagem feita pela France24.


“Bolos sem glúten trazem lágrimas de alegria a Paris
Marie Tagliaferro é uma das poucas (se não a única chef de pastelaria num país-França- que adora pastéis finos), a oferecer aos clientes essas delícias num país onde a intolerância ao glúten tem sido considerada um problema dos muito jovens.

Quando os clientes ligam para a sua pequena loja de Paris, eles perguntam sempre: "É realmente sem glúten?" conta o seu marido François, o proprietário-gerente da pastelaria. "E nós dizemos, sim, eu prometo, é isento de glúten... E eles ficam muito emocionados, começam a comer os bolos e temos algumas pessoas que choram porque não comiam uma Religieuse (um pastel de massa folhada) ou uma torta de limão com merengue há 15 anos ", acrescenta.

Pode não ser bem o espelho das lembranças de Madalenas de Marcel Proust, mas para as pessoas privadas de uma bomba de chocolate há anos, a loja dos Tagliaferro provou ser uma dádiva de Deus.

Bolos e doces foram sempre a vida de Marie. Mas, há alguns anos atrás, os médicos disseram que ela tinha uma intolerância severa ao glúten - uma proteína encontrada em cereais como o trigo, e que pode causar diarreia crônica e vómitos. Ela pensou então que nunca mais seria capaz de desfrutar das suas próprias criações de pastelaria. Mas agora abriu uma confeitaria dedicada a versões sem glúten dos melhores doces franceses.

"Fiz alguns testes... No início eu apenas usei as mesmas receitas exactas que aprendi na pastelaria tradicional, e depois adaptei-as de acordo com os resultados", explica ela. "Por exemplo, com a massa de choux você quer que o ar escape, mas eu não poderia usar a mesma abordagem na massa sem glúten, porque senão esta espalha-se. Por isso, quando não sabemos, nós experimentamos e vemos se funciona! " diz ela.

A intolerância ao glúten, conhecida como doença celíaca, afecta até uma pessoa em cada 100.

E, embora em muitos países esta seja apenas uma variação no padrão dietético, na França, onde os alimentos à base de glúten são quase um ícone nacional, a doença é ainda sub-diagnosticada e pouco conhecida. Para Brigitte Jolivet, presidente da Associação Francesa de Intolerantes ao Glúten, pouco se faz pelos franceses afectados por esta condição.

"Nos manuais de há 20 ou 30 anos atrás, os médicos foram ensinados que a doença celíaca é uma doença de crianças que desaparece na adolescência, por isso não é algo que os adultos possam ter", diz ela.

"Assim, para os médicos que foram treinados há 20 ou 30 anos atrás, para eles a discussão acabou. E é verdade que a baguete é um dos símbolos da França, cortar o pão não é fácil aqui, é difícil", acrescenta ela.

Mesmo para aqueles sem doença celíaca, uma dieta sem glúten é popular por razões de saúde – o que significa que qualquer pessoa pode apreciar estes doces, e se a Marie fez o seu trabalho correctamente, você nem vai perceber a diferença.

Até agora, a reacção tem sido muito mais entusiasmante do que a esperada. Se as coisas correrem bem, Marie e o seu marido planeiam para breve começar a “atacar” o próximo símbolo da cozinha francesa – baguetes caseiras sem glúten.”

Outras opções sem glúten em Paris:
Noglu
Biosphere Café
Thank You My Deer
Eric Kayser
La Maison du Sans Gluten
Boco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...