INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 28 de março de 2012

A história de Jack


Imagem retirada do blog Raising
Jack with Celiac

Recentemente encontrei o blog Raising Jack with Celiac, escrito por uma mãe com um filho pequeno que tem a doença celíaca. Duas coisas me chamaram a atenção na sua história: o diagnóstico rápido e certeiro feito pelo seu pediatra, o que é uma excepção, e as fotos que acompanham este post. Nelas, revejo o meu filho mais velho, num tempo em que não lhe quis tirar fotos, apenas as que a médica pediu para fazer o registo da evolução. A barriga, enorme, o ar triste e cansado, a pele pálida, os braços e pernas fininhas… Divulgo porque a mensagem é importante, mas também porque uma imagem vale por mil palavras. Foi porque pesquisei imagens de crianças com doença celíaca que percebi que o meu filho também era assim, imagens que não me saíam da cabeça e que me levaram a ignorar os que me diziam que não era possível. Para que estas imagens possam ajudar outros pais.

Quem me dera saber então o que sei agora ...

Quando penso no tempo antes do Jack ser diagnosticado, é difícil para mim olhar para as fotos, como esta abaixo. Nós nunca ouvimos falar de doença celíaca – porque haveríamos de achar que o glúten iria magoá-lo? Pensar nesse tempo deixa-me triste, porque o meu rapazinho estava doente e eu não sabia.

Mas, felizmente, o Jack foi imediatamente testado para a doença celíaca. Jack teve a consulta dos dois anos na semana seguinte a termos tirado estas fotos, e eu mencionei ao seu pediatra que algo não parecia certo... Irritabilidade, diarreia e falta de energia. E, nessa altura, também uma barriga distendida, mas eu pensava que era apenas a forma do seu corpo! O pediatra do Jack mencionou que iria fazer alguns exames de sangue apenas para se certificar que tudo estava bem. Mal sabia eu que, numa semana, me estariam a dizer que o Jack tinha a doença celíaca e deveria viver um estilo de vida sem glúten. “O quê? Doença Celíaca? O que é isso?” Um amigo tinha-me falado disso no dia anterior a esse telefonema, e foi a primeira vez que alguém me falara no assunto.

A busca começou! De imediato pus-me a pesquisar a doença celíaca e a dieta sem glúten na Internet. Durante duas semanas enchi-me de informação. O que é sem glúten? Como apareceu a doença? Hereditária? Quem tem os genes? Depois de duas semanas, eu, finalmente, chorei. Era impressionante! Eu estava assustada, chocada e não sabia o que se iria seguir.

Mas tudo melhorou, e a melhor parte foi ver o Jack recuperar tão depressa! Em duas semanas, o Jack ganhou peso, ficou sem diarreia, e começou a correr como um menino de dois anos. Eu estava tão feliz por ver o Jack a sentir-se melhor - Foi incrível!

É por isso que a sensibilização é tão importante para mim. Se alguém me tivesse falado disto e eu soubesse o que é a doença celíaca, talvez pudesse ter-me apercebido antes dos sintomas do Jack. Eu quero que os outros saibam sobre esta doença, que estejam cientes dela, que saibam que existe e que tem muitos sintomas ocultos que são mal diagnosticados. Felizmente para o Jack, ele foi diagnosticado imediatamente - estou grata por isso todos os dias.

Por favor enviem este texto para uma pessoa. E ajudem alguém a começar a sentir-se melhor hoje.”

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...