INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 6 de março de 2012

Bolo mármore

Mais um clássico da pastelaria caseira. Este fim de semana tinha que fazer um bolo para o filho mais velho ter no colégio para os aniversários dos colegas de turma e lembrei-me desta velha receita, sempre um sucesso junto do público infantil que se maravilha com a técnica bi-cromática. Usei, então, uma receita antiga e converti às exigências da dieta sem glúten.

Ingredientes:
4 ovos L
170 gramas de farinha sem glúten
¼ colher de chá de goma xantana
1 colher de chá de fermento
125 gramas de manteiga amolecida
150 gramas de açúcar
120 ml leite
1 colher de chá de essência de baunilha
125 gramas de chocolate preto de culinária

Separe as gemas das claras e bata-as em castelo. Reserve.

Misture bem a farinha com a goma e o fermento. Reserve.

Bata o açúcar e a manteiga na cuba da sua batedeira até obter um creme esbranquiçado. Junte as gemas, batendo sempre, e, por fim, acrescente o leite em fio.

Junte a farinha previamente preparada. Envolva, depois, as claras em castelo com cuidado. Separe a massa em duas partes iguais e junte a uma delas a essência de baunilha.

No micro-ondas, derreta o chocolate em intervalos de 30 segundos, mexendo bem para que não restem grumos. Acrescente-o depois à massa sem a essência de baunilha.

Coloque colheradas de cada massa alternadamente numa forma de silicone (ou outra, desde que untada) até acabar. Com a ponta de uma faca, faça alguns ziguezagues na massa, sem exagerar.

Vai ao forno pré-aquecido a 160ºC durante 45 minutos ou até o palito sair seco. Retire para uma rede de arrefecimento e deixe arrefecer completamente antes de fatiar.

























































1 comentário:

Raquel disse...

Que lindo... vou experimentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...