INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



domingo, 27 de março de 2016

Folar de folha de Olhão sem glúten

Esta Páscoa decidi-me a "atacar" esta receita. Costumava comprar este folar antes do diagnóstico do Lucas e, desde então, não o tínhamos provado. A receita até é bastante acessível, mas parece trabalhosa devido ao tempo que demora a concluir. Mas vale a pena, especialmente para quem não acha particular piada ao folar tradicional, mais seco e menos doce.

Ingredientes:
250 gramas de farinha Proceli (em alternativa a farinha para pão Área Viva do Continente)
200 gramas de farinha Schar Mix B
25 gramas de farinha Schar Brot Dunkel
25 gramas de farinha de trigo sarraceno Bauckhof
5 gramas de psílio em pó
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 colher de chá de erva doce em pó
1 colher de chá de canela em pó
125ml de leite/leite vegetal morno
25 gramas de fermento fresco Levital
Sumo de uma laranja grande
60 gramas de banha derretida
60 gramas de margarina derretida
1 colher de chá de aguardente
1 ovo L
Para o recheio:
Açúcar mascavado, canela em pó e margarina derretida q.b.

Num copo desfaça o fermento no leite morno e aguarde 10 minutos até obter dois dedos de espuma. Reserve.

Na cuba da sua batedeira, misture bem as farinhas com o psílio, a canela, a erva-doce e o açúcar. Junte o leite com o fermento e misture até obter uma espécie de areia. Faça uma cova no meio e coloque aí a banha e a margarina, a aguardente, o sumo de laranja e o ovo. Bata bem, durante 10 a 15 minutos, até obter uma bola de massa lisa. Deixe levedar 3 a 4 horas.

Tradicionalmente, usa-se uma forma de alumínio para cozer o folar; como não a tinha, optei por usar uma forma de papel para panettone forrada com papel vegetal untada com azeite. Faça então um rolo com a massa e divida em 8 porções iguais. Entre duas folhas de papel vegetal, faca um círculo de cada porção com um diâmetro de 12 a 15 centímetros. No fundo da forma coloque canela e açúcar a gosto, depois ponha o primeiro círculo de massa: este deve ser bem untado com a margarina derretida, depois com o açúcar e a canela e assim sucessivamente ( o folar será mais doce e mais húmido quanto mais açúcar e manteiga se usar no recheio). O último círculo deve levar apenas canela e açúcar. Deixe levedar de novo 3 a 4 horas em local morno.

Vai a forno pré-aquecido a 190°C durante 50 a 60 minutos. Desenforme de imediato antes que o caramelo que entretanto se formou endureça. O folar aguenta-se bem durante uns dias, aliás o sabor fica mais apurado com o passar do tempo.








































FELIZ PÁSCOA!

2 comentários:

Avelã disse...

Ando tentada a fazer folhar de Olhão, gostei desta receita, ainda não tinha visto em modo 'gluten free' :)
Estou numa maré de massas lêvedas, por acaso. Há algo de trapêutico em esmurrar um futuro bolo!
Nunca provei folar tradicional - nem outro, na verdade, até este ano (fiz um salgado). Estou a considerar não experimentar o típico e passar diretamente para a parte de provar o desse tipo, a descrição convenceu-me ;)
A canela e o açúcar fizeram um efeito giro! Parece ter crumble por cima. As camadas estavam perfeitas, imagino que tenha sido um sucesso :D

Lucente disse...

Obrigada Avelã! Sim, mas eu sou suspeita, acho que qualquer coisa que leve açúcar e canela fica sempre bom...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...