INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Bolo-rei de chocolate sem glúten 2

Apesar de já ter algumas receitas de bolo-rei no blog, e acreditando que há sempre
espaço para melhorias, decidi reformular a receita do bolo-rei de chocolate. A maior
alteração, para além de optar por uma versão sem lacticínios, foi a introdução do creme pasteleiro no recheio de modo a humidificar mais a massa e combater o problema da secura que se instala com mais ou menos rapidez nas produções sem glúten.

Não consegui, no entanto, verificar essa teoria pois o bolo-rei assim feito desapareceu num par de horas. Acho que é para repetir...

Para quem se iniciou na dieta há pouco tempo ou ainda não acertou com as gulodices de Natal, podem encontrar as receitas desta época no separador Natal na lateral direita do blog. Bons cozinhados!

Ingredientes:
250 gramas de farinha sem glúten (misturei 120gr.farinha Schar Mix B+80 gr. farinha panificável sem glúten Continente+20 gr. Schar Brot Dunkel+30 gr. polvilho doce+5gr. psílio em pó)
40 gramas de açúcar
120 gramas de leite vegetal de amêndoa
Casca de 1 laranja
1 ovo L
20 gramas de mel
20 gramas de vinho do Porto
1 pitada de sal
6 gramas de fermento para pão seco (Doves Farm)
30 gramas de margarina
Para rechear:
Creme pasteleiro
Pepitas de chocolate (marca Hacendado do Mercadona)
Para pincelar:
1 gema
1 colher de sopa de leite vegetal

Misture as farinhas, junte o açúcar, a raspa de laranja, o fermento e reserve.

Na cuba da batedeira misture o leite, o mel, o ovo, o vinho do Porto e o sal. Junte a mistura reservada enquanto bate. Por fim, junte a margarina e deixe bater bem, entre 10 a 15 minutos. Tape depois a cuba com filme transparente e leve ao frigorífico durante 6 a 8 horas (eu deixei a levedar a frio durante a noite).

Pode aproveitar e fazer de seguida o creme pasteleiro, de modo a que “passe a noite” no frigorífico também: leve 100ml de leite vegetal ao lume até começar a ferver. À parte misture bem a gema com 15 gramas de açúcar e 5 gramas de Farinha Custard (da Globo) e ½ colher de chá de essência de baunilha. Junte o leite quente a esta mistura aos poucos e leve tudo ao lume de novo. Mexa sempre com uma vara de arames até engrossar. Retire do lume, coloque numa tijela, cubra com pelicula aderente e leve então ao frigorífico.

De manhã, estire a massa entre duas folhas de papel vegetal formando um rectângulo. Espalhe o creme pasteleiro e cubra com as pepitas de chocolate a gosto. Enrole a massa unindo as duas pontas e coloque numa forma de buraco previamente untada com margarina e polvilhada com farinha de arroz. Faça pequenos cortes com a tesoura por cima do rolo. Deixe levedar cerca de 45 minutos a 1 hora, tapado com uma toalha.













Terminada esta levedação, pincele com a gema misturada com o leite e leve ao forno previamente aquecido a 180º graus, durante 30 a 35 minutos.


Retire então do forno, pincele com uma mistura de água com açúcar (opcional), deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.

















Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...