Mais uma receita para dar vazão à avalanche de maças que se vê estes dias nos mercados e supermercados. Desta vez, resolvi fazer um híbrido de receitas e juntei a minha receita de massa de tarte preferida com o recheio do crumble de maça que encontrei na revista Delight Gluten Free. Esta receita acaba por ser muito flexível, podendo-se variar os ingredientes com facilidade. Inclusivé, penso que funcionaria bem usando a massa folhada congelada da Schar... mais rápido seria, com certeza. Eu, para facilitar, costumo preparar a base na noite anterior, ficando esta a refrigerar até à manhã seguinte, quando só preciso de fazer o recheio.
Ingredientes para massa:
70g de margarina
3 gemas
1 pitada de sal
80 gramas de farinha de arroz glutinoso
60 gramas de farinha de milho painço (millet)
30 gramas de farinha de sorgo
40 gramas de fécula de batata
leite
1/2 colher de chá goma xantana
½ colher de chá de canela
1 colher de sopa de açúcar
Ingredientes para o recheio:
5 maças, descascadas e fatiadas
100 gramas de açúcar branco
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de noz-moscada moída
75 gramas de açúcar mascavado
50 gramas de açúcar branco
100 gramas de farinha sem glúten (usei esta, mas pode-se usar outra)
3 colheres de chá de canela
60 gramas de manteiga à temperatura ambiente
Preparação da massa:
Misture bem as farinhas com o sal, a goma xantana, o açúcar e a canela. Bata a margarina por 1 minuto. Adicione as gemas, uma a uma. Acrescente então a mistura de farinhas. Adicione um pouco de leite espaçadamente até ficar com uma bola de massa muito macia, mas não pegajosa. Envolva esta bola em filme transparente e coloque no frigorífico por, pelo menos, 1 hora.
A tarte
Forre uma forma redonda de fundo amovível com a massa previamente preparada. Entretanto, misture os 100 gramas de açúcar branco com a colher de sopa de canela e a colher de chá de noz-moscada. Recheie a forma com camadas de maça alternando com a mistura prévia.
Num recipiente à parte, misture a farinha com o restante açúcar branco e mascavado e a restante canela. Adicione a manteiga e, com as mãos, vá apertando a mistura até obter uma espécie de “areia grossa”. Cubra bem a tarte com esta mistura para que não se vejam as maças por baixo.
Vai ao forno pré-aquecido a 220ºC durante 45 minutos. Cubra com papel de alumínio nos últimos 15 a 20 minutos, consoante a cor da crosta.
2 comentários:
UM cara boa, está com a aparência de torta de confeitaria onde podemos sentar uma tarde, tomar café e comer sem culpa.Bjs.
Olá Suzete, obrigada pela visita e comentário. Ainda bem que gostou da receita, modéstia à parte, estava boa :-)
Enviar um comentário