INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Histórias infantis sem glúten

Encontrei recentemente no site da ACELBRA-RJ um ficheiro em PDF de um livro infantil chamado “O Presente de Lola”. Já tinha visto alguns livros infantis em que o tema é a intolerância ao glúten, mas sempre em Inglês. Este é um livro espanhol, editado originalmente pela Asociación de Celíacos de La Rioja, em 2009, com o título “El Regalo de Lola”, mas que foi traduzido para Português pela Raquel Benati da ACELBRA_RJ e está disponível para download. É uma pena ainda não haver iniciativas destas em Portugal, mas, para já, podemos aproveitar as boas iniciativas dos nossos amigos brasileiros e espanhóis.

O livro conta a história de Lola, na voz da sua irmã Carmen, a quem foi diagnosticada a doença celíaca e trata da adaptação inicial a uma dieta sem glúten. Foi escrito por Antonio Benito, inspirado pela Lola real, a filha do ilustrador Manuel Romero, que é doente celíaca e que também tem uma irmã chamada Carmen. É um livro essencialmente didáctico seja para os pequenos celíacos que vêm as suas próprias experiências em formato de história, como para aqueles que os rodeiam.

Cá em casa, foi um sucesso. Levei o ficheiro a um centro de cópias, onde mo imprimiram em formato libreto, o que facilita bastante a leitura. Aproveito para deixar mais algumas histórias infantis gluten-free:


Se conhecerem mais livros de histórias com protagonistas intolerantes ao glúten, partilhem nos Comentários. Obrigada.

2 comentários:

Rita disse...

Olá
Desde já quero agradecer pelo seu blog que muitas vezes visito e me dá sempre algo de novo para que a cada dia que passa seja mais fácil lidar com DC da minha filha Madalena :) gostava de lhe contar que tenho um projecto de um livro que está já em fase de ilustração e brevemente (assim espero) estará disponível.
Beijinho
Rita

Lucente disse...

Olá Rita,
Obrigada pelas visitas e pelo comentário, gosto sempre de saber que este blog é útil :-)
E parabéns pela iniciativa de criar uma história "gluten free"! Espero que a publicação seja um sucesso e avise quando sair, faço já uma pré-reserva...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...