INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



domingo, 25 de setembro de 2011

Os limites do glúten

Nos Estados Unidos ainda não há um limite claro a partir do qual se pode definir um produto como isento de glúten ou não. Enquanto na Europa o limite normalmente é 20 ppm (partes por milhão), nos Estados Unidos o fabricante tem uma margem de manobra bastante grande. Deste modo, a FDA está a ouvir os consumidores para definir qual a margem de segurança. O Centro da Doença Celíaca na Universidade de Maryland escreveu o seguinte artigo em que recomenda o limite dos 20 ppm e explica porquê.

"QUAL A QUANTIDADE DE GLÚTEN SEGURA PARA MIM?
FDA apela a comentários do consumidor para uma " Zona de Segurança Sem Glúten"
A agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) está mais perto de criar uma zona de segurança livre de glúten para os consumidores de produtos sem glúten. Até 2 de Outubro de 2011, a FDA pede comentários de consumidores sobre a sua proposta para um nível de segurança de não mais de 20 partes por milhão (ppm) ou mais de glúten nos alimentos rotulados como "sem glúten".


Então, o que é que um consumidor conhecedor de alimentos sem glúten pode dizer sobre esta proposta de lei? Aqui estão algumas informações úteis de Pam Cureton, RD, LDN, nutricionista da Universidade de Maryland- Centro de Pesquisa de Doença Celíaca, em Baltimore, Maryland:


"Vários estudos têm demonstrado que uma exposição de 10 mg por dia (equivalente a 1/8 de uma colher de chá de farinha) de glúten é um nível seguro para a maioria das pessoas com doença celíaca.


Como é que isso se traduz na quantidade total de alimentos consumidos num dia? Se um alimento sem glúten tem um nível de contaminação de 20 ppm, uma pessoa poderia incluir até 448 gramas daqueles alimentos antes de o consumidor atingir o nível de segurança de 10 mg. Vamos ver alguns exemplos:


Uma fatia de pão sem glúten tem aproximadamente 28 gramas. Se o pão tem um nível de glúten de 20 ppm, você tem que comer 18 fatias de pão para chegar a 10 mg (18 x 28 = 504 gramas).


Os cereais de arroz pesam 27 gramas cada chávena, portanto você poderia comer 18,5 porções (27 x 18,5 = 499,5 gramas).


A massa sem glúten pesa 55 gramas por chávena, portanto você poderia comer nove porções antes de chegar a 10 mg de glúten (9 x 55 = 495). "


Um consumo diário total de alimentos sem glúten ficaria assim:



















Update - mais recentemente, o Dr. Fasano abordou esta questão e a segurança do limite dos 20 ppm neste estudo:
Might gluten traces in wheat substitutes pose a risk in patients with celiac disease?

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...