INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 24 de abril de 2012

Defeitos do esmalte dentário


 Nesta imagem podem-se ver os danos no
esmalte dentário
-Imagem retirada da Net-

Como já se abordou aqui, o problema do diagnóstico da intolerância ao glúten é bem representado pela imagem do iceberg. Uma das camadas que o compõe é a camada dos assintomáticos, ou, como poderiam também ser chamados, aqueles-que-têm-sintomas-pouco-comuns-e-que-só-se-repara-neles-depois-do-diagnóstico-feito. Um artigo que encontrei no site do National Institutes of Health (NIH) Celiac Disease Awareness Campaign, um instituto do governo dos E.U.A., refere a relação entre os problemas do esmalte dentário e a ingestão de glúten como um facto largamente ignorado e que, contudo, incluído como parte do diagnóstico diferencial, poderia contribuir para o aumento da taxa de diagnósticos. Este assunto também foi, em parte, abordado aqui.

"Defeitos do esmalte dentário e doença celíaca
As manifestações da doença celíaca podem ir para além dos clássicos problemas gastrointestinais, afectando qualquer órgão ou sistema do corpo. Uma manifestação - defeitos do esmalte dentário- pode ajudar dentistas e outros prestadores de cuidados de saúde a identificar as pessoas que podem ter a doença celíaca e encaminhá-las para um gastrenterologista. Ironicamente, para algumas pessoas com doença celíaca, uma visita ao dentista, ao invés de uma viagem ao gastrenterologista, foi o primeiro passo para descobrirem a sua doença.

Nem todos os defeitos de esmalte dental são causados ​​pela doença celíaca, embora o problema seja bastante comum entre pessoas com a doença, particularmente as crianças, de acordo com o Dr. Alessio Fasano, director médico do Centro de Pesquisa Celíaca da Universidade de Maryland. E defeitos do esmalte dentário podem ser as únicas manifestações evidentes de doença celíaca.

Os defeitos do esmalte dentário decorrentes de doença celíaca envolvem a dentição permanente e incluem descoloração- manchas brancas, amarelas ou castanhas nos dentes, esmalte deficitário, erosão ou riscos, e dentes manchados ou translúcidos. As imperfeições são simétricas e muitas vezes aparecem nos incisivos e molares.

Os defeitos dos dentes resultantes da doença celíaca são permanentes e não melhoram após a adopção de uma dieta isenta de glúten, que é o principal tratamento para esta condição. Mas os dentistas podem usar adesivos, facetas, e outras soluções cosméticas para cobrir os defeitos do esmalte dentário em crianças mais velhas e adultos.

Sintomas semelhantes, problema diferente
Os defeitos dentários que resultam de doença celíaca podem ser semelhantes àqueles causados ​​por excesso de flúor ou por uma doença materna ou da primeira infância.

"A maior parte dos dentistas dizem que é do flúor, que a mãe tomou tetraciclina, ou que houve uma doença no início", diz o Dr. Peter H.R. Green, director do Centro de Doença Celíaca da Universidade de Columbia. "A doença celíaca não está no ecrã do radar dos dentistas neste país. Os dentistas devem estar cientes destas manifestações de modo a conseguirem identificar as pessoas e levá-las a marcar consulta com os seus médicos para que estes possam excluir a doença celíaca ".

O Dr. Green acaba de concluir um estudo realizado nos EUA com o seu colega dentista, Dr. Ted Malahias, que demonstra que a doença celíaca está muito associada com os defeitos do esmalte dentário na infância, provavelmente devido ao início da doença celíaca durante a formação do esmalte. O estudo, que não identificou uma associação semelhante em adultos, concluiu que todo o ensino médico sobre a doença celíaca deve incluir informações sobre o significado de defeitos no esmalte dental.

Outros sintomas orais
A verificação da boca do paciente é algo que os médicos de cuidados primários também podem fazer para ajudar a identificar as pessoas que podem ter a doença celíaca. Enquanto os defeitos do esmalte dentário são os mais proeminentes, um número de outros problemas orais estão relacionados com a doença celíaca, de acordo com o Dr. Green. Estes incluem:

• Estomatite aftosa recorrente, ou aftas ou úlceras que se repetem dentro da boca;
• Glossite atrófica, uma condição caracterizada por uma língua vermelha, lisa e brilhante;
• Síndrome da boca seca;
• Carcinoma de células escamosas, um tipo de cancro da faringe e da boca."


Mais info:
"Hoje em dia existem exames serológicos, nomeadamente o teste anti-endomisio e anti-transglutaminase, que apresentam uma especificidade e uma sensibilidade próxima dos 100%. Estes exames poderão ser utilizados numa primeira fase, em indivíduos considerados pacientes de risco, tais como os pacientes com defeitos de esmalte sistémicos e simétricos, já descritos por Aine na década de 80, estando recomendado o encaminhamento para estudo pelo médico assistente."
“Como os pacientes com doença celíaca apresentam-se, muitas vezes, de uma forma clinicamente silenciosa, sem sintomas gastrointestinais, ou queixam-se apenas de um desconforto abdominal mínimo, tanto os dentistas como os médicos poderiam selecionar os pacientes com defeitos de esmalte típicos de doença celíaca para avaliações gastrointestinais e dermatológicas, incluindo testes de triagem sorológica e posterior biópsia da mucosa jejunal.”
"A doença celíaca foi associada a um aumento da prevalência de defeitos de desenvolvimento do esmalte."

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...