INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Pão mais que fácil

A autora desta receita, a Pikerita do blog com o mesmo nome, chamou-lhe pão fácil, mas como podem ver, este pão é mais do que fácil. E para ajudar, ela ainda colocou um vídeo da sua execução. Eu experimentei com alguns retoques e o resultado foi este... Sem tempo de levedação, o que é excelente numa pressa.

Ingredientes:
400 gramas de farinha Schar Mix B
50 gramas de farinha de trigo sarraceno Werz/Bauckhof
50 gramas de farinha de grão de bico Werz/Bauckhof
3 gramas de fermento seco
420 ml água morna
50 gramas de massa velha
2 colheres de sopa de azeite
6 gramas de sal fino

Misture na cuba da sua batedeira as farinhas com o fermento seco até estar tudo homogeneizado. Acrescente a água e bata bem; junte a massa velha e torne a bater. Acrescente depois o sal, bata bem, junte o azeite e bata mais três  a cinco minutos.

Coloque a massa em cima de uma folha de papel vegetal polvilhada com farinha de arroz (marca Ceifeira) e modele-a até formar uma bola. Coloque numa panela de ferro ou num pirex com tampa, tape e leve ao forno frio, e deixe cozer a 180ºC durante 40 a 45 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer um pouco sobre uma rede.





5 comentários:

Ameixinha disse...

A massa velha é de um qualquer pão que tenhamos feito anteriormente não é? Ainda não me iniciei nisso. Normalmente enfio tudo para a cuba da máquina do pão e deixo o programa acabar já com o pão cozido :) Mas ficou com um aspecto lindo este!

Ameixinha disse...

Já agora, dá para substituir a farinha de grão por outra farinha tipo amaranto, teff ou sorgo?

Lucente disse...

Ameixinha, a farinha de grão de bico pode ser trocada por outra que tenha também um elevado nível proteico tal como a soja ou quinoa; em alternativa, para quem pode consumir lactícinios, é colocar 50 gramas de leite em pó no lugar da farinha de grão de bico.
Quanto à massa velha, sim, é massa que retiramos a um pão feito anteriormente e guardada num recipiente no frigorífico durante alguns dias. Ajuda muito no sabor do pão.
O truque aqui também passa pela cozedura em ambiente fechado, só assim se consegue aquela crosta.

Fatima Silva disse...

Como posso substituir a massa velha?

Obrigada.

Lucente disse...

Fatima silva, a massa velha não é substituível, mas pode ser opcional, aumentando 1 a 2 gramas ao fermento; no entanto, sem a massa velha o pão perde em sabor e textura. Tente, é muito fácil ter massa velha, é só guardar um pouco de massa de um pão que faça :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...