As panquecas da Hale and Hearty serviram para criar o gosto pelas "panpecas" ao miúdo mais velho (do alto dos seus cinco anos, é o que ele me pede aos Domingos de manhã). Como não tinha em casa a mistura de pacote, decidi experimentar a receita da Karina do blog Gluten Free Goddess que tinha ido parar aos meus favoritos há uns meses atrás, pelo bom aspecto que tinha. Em boa hora o fiz, dá apenas um pouco mais de trabalho, mas são muito saborosas (e o trabalho reduz-se deixando a mistura dos ingredientes secos feita de véspera). Não sobrou uma migalha para contar a história!
Ingredientes secos:
120 gramas de farinha de arroz integral
15 gramas de farinha de trigo sarraceno
15 gramas de amêndoa em pó
15 gramas de polvilho
1 colher de chá de fermento
¼ colher de chá de sal fino
¼ colher de chá de goma xantana
Ingredientes líquidos:
115 ml leite
115 ml água
1 ovo batido
2 colheres de sopa de óleo
½ colher de sopa de mel
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de essência de amêndoa
Numa tigela grande, misture os ingredientes secos. Faça um buraco no centro e adicione os ingredientes líquidos. Bata bem para incorporar. A massa deverá ficar suave, isto é, não muito grossa.
Coloque umas gotas de óleo numa pequena frigideira (+/- 12 cms. diâmetro) e leve ao lume (médio). Teste a frigideira colocando uma gota de água sobre esta; se a gota começar a borbulhar, a frigideira está pronta.
Com uma concha de sopa, despeje uma porção da massa na frigideira aquecida. Repita o procedimento até a massa acabar (a quantidade nesta receita deverá dar para 5 a 6 panquecas).
Quando aparecerem pequenas bolhas no rebordo da panqueca, vire-a com cuidado, com a ajuda de uma espátula fina e flexível. Cozinhe um ou dois minutos até ficar firme, não mais. Tempo a mais na frigideira torna as panquecas duras.
Sirva directamente com a cobertura que quiser: chocolate, xarope de ácer, frutos vermelhos, manteiga, compota, canela…
A massa pronta |
Na frigideira, versão "pepitas de chocolate" |
Para o menino... |
Para a mãe... |
2 comentários:
Adoro trigo sarraceno! Muito apetitosas!
Também quero!!!
Enviar um comentário