INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

"Corintias" sem glúten

Com a descoberta desta receita, lembrei-me das bolachas Corintias, da Triunfo. Uma bolachinha crocante, com um leve sabor a canela e a quantidade certa de corintos. Experimentei a receita já que tinha todos os ingredientes à mão; a farinha de coco não é muito acessível, mas penso que possa ser substituída por farinha de arroz, sendo que, nesse caso, já não cumpre o seu preceito original que é ser apta para uma dieta sem cereais. O resultado final é só ligeiramente semelhante ao das Corintias, talvez mais a nível de sabor, pois esta é uma bolacha mais doce e mais densa. Aconselhável para os mais gulosos.

Ingredientes:
115 gramas de manteiga derretida
150 gramas de mel
150 gramas de amêndoas em pó
30 gramas de farinha de coco
1 1/2 colher de chá de canela
1/2 colher de chá bicarbonato de sódio
Sal fino
100 gramas de corintos

Misture a manteiga e o mel. Adicione as farinhas, a canela, o bicarbonato e o sal. Misture bem. Envolva então na massa os corintos, mexendo até estes estarem distribuídos uniformemente.

Coloque a massa em bolas achatadas num tapete de silicone ou tabuleiro forrado com papel vegetal, com dois centímetros de distância entre porções. Vai ao forno pré-aquecido a 160ºC durante 13 a 15 minutos (consoante gostar das suas bolachas mais ou menos crocantes) até que as bordas estejam douradas.

Deixe as bolachas arrefecerem fora do forno, mas sem as retirar do suporte onde as cozeu. Deverá obter 24 bolachas.



















2 comentários:

nocontemgluten disse...

O que são corintos? À propósito, os seus ficaram mais bonitos!!

Lucente disse...

Olá Sílvia, obrigada! Os corintos são um tipo de uva passa, mas mais pequena e mais doce. Pode-se usar uvas passas, mas como os corintos são mais pequenos, são mais fáceis de envolver na massa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...