INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Da Venezuela, sem glúten

Arepas. Quando se tem uma restrição alimentar, tem que se pensar para além do habitual.  Descobrimos em culinárias estranhas, a solução para o nosso problema. Assim descobrimos estes pequenos pães, receita venezuelana, feita em modo quase diário na maioria dos lares deste país (e, penso, que da Colômbia também onde há uma versão muito similar). São pequenos discos de pão, feitos com farinha de milho pré-cozida que exigem alguma prática para chegar ao produto desejado. Ajuda ver os vídeos no YouTube para se apreender melhor esta técnica. A Gluten Free Girl também tem um post muito elucidativo acerca das arepas.

O pomo da discórdia pode residir na farinha a usar. Para os que não são celíacos ou sensíveis ao glúten, a farinha de eleição é a marca PAN que penso ter visto à venda no El Corte Inglés. Não tenho presente qual a informação na embalagem em Portugal, mas em Espanha, esta farinha adverte que "pode conter vestígios de glúten". Para mim é o suficiente para não a adquirir. Assim, comprei a farinha da marca Donarepa, cuja embalagem adverte apenas que "pode conter vestígios de soja".

Ingredientes:
150 gramas de farinha de milho branco pré-cozida
230 ml de àgua morna
Sal

Misture um pouco de sal com a àgua. De seguida junte a farinha, com as mãos misture um pouco e deixe repousar durante 3 minutos até que a farinha tenha absorvido o líquido.

De seguida, bata a massa mais um pouco até obter a consistência de um puré grosso. Faça pequenas bolas com as mãos e achate até formar um disco com cerca de 2,3 centímetros de espessura, tendo cuidado para amaciar os lados se começarem a rachar. Neste caso, molhe as mãos e torne a moldar o disco.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque os discos numa frigideira levemente untada com óleo, a meio-lume, deixando tostar cerca de 5 a 7 minutos de cada lado, ou até que comecem a aparecer umas manchas castanhas, tipo pintas de leopardo.

Por fim, coloque as arepas no forno durante cerca de 15 a 20 minutos, para completar a cozedura. Quando estiverem prontas, deverão fazer um som oco se lhes dermos umas leves pancadas. Abra com uma faca de ponta afiada até meio e recheie com o que lhe apetecer, estilo pão pita.






































2 comentários:

Anónimo disse...

E onde se compra a farinha Donarepa?

Lucente disse...

Infelizmente, ainda só vi à venda no Alcampo em Espanha, que é do Grupo Auchan, o mesmo do Jumbo. Logo, pode ser que ainda apareça por cá :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...