Este fim de semana experimentei a receita de baguete sem glúten da Nicole do blog Gluten Free on a Shoestring, autora do livro do mesmo nome. Ela colocou um post excelente com várias fotos em estilo passo a passo que ajudam e muito na elaboração do pão. A minha baguete não ficou tão bonita como a dela, mas por dentro estava igual: é uma massa densa, não muito similar à baguete original, mas é um pão saboroso.
A Nicole utiliza nas suas receitas a farinha da Better Batter, já falada neste blog. Em sua substituição uso uma mistura de farinha que simula o produto desta marca e que é indicada nos ingredientes. Visitem o blog dela se não tiverem problemas com o inglês, tem receitas óptimas.
Ingredientes:
450 gramas de farinha sem glúten
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento seco activo
2 claras de ovo XL
410ml de água morna
½ colher de chá de vinagre
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal.
Na cuba da sua batedeira, misture a farinha, o bicarbonato de sódio, o sal, o açúcar e o fermento. Misture bem. Adicione as claras de ovo e misture devagar para combinar. Com a batedeira na velocidade mais baixa, adicione o vinagre e depois a água num fluxo muito lento, mas constante. Assim que a massa começar a unir-se, pare de adicionar água. Terá utilizado, pelo menos, 240 ml de água, ou até mais um pouco dos restantes 170ml (raramente os 410ml totais).
Junte a massa com uma espátula, e coloque-a sobre uma superfície lisa, tal como um tapete de silicone, um tabuleiro de ir ao forno, ou uma folha de papel vegetal. Amasse a massa rapidamente de modo a fazer uma bola. Estará um pouco pegajosa, e vai deixar alguns resíduos nas mãos.
Divida a massa em duas partes iguais. Enrole um pedaço de massa até fazer um cilindro. Este apresentará rachas. Mergulhe as mãos na água quente restante, e esfregue o cilindro vigorosamente no seu todo para suavizar as rachas. Repita com a parte restante da massa.
Coloque os dois pedaços de massa a cerca de 2 centímetros de distância no tabuleiro preparado, cubra com filme transparente e coloque num ambiente aconchegante, sem correntes de ar, durante cerca de 45 minutos, ou até quase dobrar de volume. Enquanto a massa está a crescer, pré-aqueça o forno a 190ºC.
Assim que a massa terminar de levedar, mergulhe as mãos na água restante, e esfregue a superfície de cada pão, alisando-a, desta vez com cuidado para não “desinchar” os pães.
Coloque os pães no tabuleiro e leve ao centro do forno pré-aquecido e coza durante 15 minutos. Nesta altura esfregue manteiga sem sal uniformemente sobre toda a superfície disponível de ambos os pães, e coloque de novo no forno para terminar de cozer até dourar (cerca de mais 10 a 15 minutos). Deixe o pão arrefecer completamente antes de fatiar, para evitar que este vá abaixo.
2 comentários:
Quem és tu Lucente...uma Verdadeira Luz?!
Jorge, obrigada pela visita e pelo comentário.
Enviar um comentário