INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 10 de abril de 2012

Pão de linhaça

Já não publico uma receita de pão há algum tempo, isto desde que esta receita nos trouxe o pão quotidiano lá de casa, já que é o mais parecido ao pão dito normal. No entanto, dá sempre jeito poupar e a farinha Schar, ainda que a compre a 3,79 euros no Alcampo, em Espanha, fica sempre mais cara do que um mix caseiro. Deste modo, e para não fugir ao método "pão na panela", experimentei a receita que hoje publico e fiquei muito satisfeita com os resultados: sabor agradável, crosta estaladiça, e um pão que se aguenta 2 dias sem ressecar. Acredito que este efeito se deva ao uso da linhaça já que, sendo um hidrocolóide, ajuda na retenção da água.

Ingredientes secos:
120 gramas de farinha de arroz integral
70 gramas de polvilho
35 gramas de trigo sarraceno
80 gramas de fécula de batata
35 gramas de maizena
40 gramas de sementes de linhaça moídas
7,5 gramas de goma xantana
7 gramas de fermento seco activo
6 gramas de sal fino

Ingredientes líquidos:
1 ovo
3 claras de ovo
210 gramas de água com gás
25 gramas azeite
10 gramas mel
8 gramas vinagre de cidra

Numa tigela, junte os ingredientes secos e misture bem.

Na cuba da sua batedeira, misture os ingredientes líquidos. Junte-lhes, de seguida, ingredientes secos. Deixe bater a uma velocidade média durante quatro a cinco minutos.

Coloque a levedar num local morno durante uma hora e meia. Quando tiver passado uma hora, coloque no forno, a 230ºC, uma panela de ferro fundido tapada. Ao fim do tempo de levedação, retire a panela do forno e coloque aí a massa, tape e coloque de novo no forno à mesma temperatura. Destape aos 30 minutos de cozedura.

Desligue passados dez minutos desde que destapou a panela, e deixe no forno com a porta ligeiramente aberta outros dez minutos. Retire e deixe arrefecer mais um pouco dentro da panela, passando, finalmente, para uma rede de arrefecimento. Este processo gradual de arrefecimento permite manter a crosta estaladiça.



























































3 comentários:

Joana disse...

De facto, fazer pão sem gluten não é facil.
Neste momento, existem já alguma variedade de pacotes de farinha preparada para o pão em Portugal. Porém, não são assim tão baratos e sao, normalmente, à base de farinhas refinadas. No inicio, quando comecámos a fazer o "nosso pão" foi muito complicado, o sabor não era como o de trigo, só era comestivel quando estava fresco... etc...
Mais tarde adoptámos a goma xantana, numa tentativa de melhorar o pão. Nunca nótamos grande diferença, e era mais um quimico adicionado.... Após anos a fio, de varias tentativas, o "nosso pão" tornou-se saboroso. É uma conjugação de arroz integral, arroz branco, trigo serraceno, semola de milho, Psyllium, flocos de quinoa, flocos de grão de bico,sementes de sesamo, sementes de linhaça e girassol, bagas gogi, arroz glutinoso, fermento, água, sal, vinagre de cidra, azeite e vitamina C.

Lucente disse...

Deve ser óptimo com esses ingredientes. A mim também me levou alguns anos a chegar a um pão que é bom... é preciso dedicação e criatividade. É fácil conseguir bons resultados com misturas comerciais, mas a qualidade nutricional é baixa. A Schar, dentro deste segmento, penso que é a mais equilibrada pois já adiciona fibras à mistura. Se quiser partilhar a sua receita de pão, diga, seria óptimo.

Susana Fernandes disse...

Esta receita parece-me muito mas muito bem mesmo!


E la vou eu testar...
Sei que existem alternativas otimas sem gluten mas para mim pao é o mias dificil!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...