INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 12 de novembro de 2013

Rissóis de carne

A receita de hoje foi desenvolvida pela minha mãe que anda, aos poucos, a converter os seus clássicos de sempre para versões sem glúten. Não sei se pelo tempero de Mãe ou perícia culinária inata, estes rissóis não ficam nada a dever aos seus primos "glutaneiros": a massa é macia e suave, sem uma ponta sequer da textura de borracha tão comum aos rissóis sem glúten. A escolha da farinha também é relevante, porque a mesma receita feita com o Mix B da Schar não teve os mesmos resultados.

Quem tem uma Actifry ou Airfryer pode fritar estes rissóis com pouca gordura como descobri recentemente: as minhas primeiras experiências com rissóis e bolinhos de bacalhau na Actifry não funcionaram bem, porque ficaram muito secos e duros; experimentei fritar estes rissóis congelados na Actifry, pulverizando-os ligeiramente com azeite em spray (há da Oliveira da Serra, mas também se pode usar um frasco de spray à venda nas lojas chinesas). Ficaram muito bem fritos, e dispensaram o papel absorvente.

Ingredientes para a massa:
1 chávena de farinha Doves Farm White Self Raising
1 chávena de água + 4 colheres de sopa de água
1 pitada de sal
1 colher de sopa de margarina/manteiga

Ingredientes para o recheio:
Carne picada, refogada e temperada a gosto
Sal, salsa, pimenta q.b.
Sumo de 1 limão

1 ovo
Pão ralado sem glúten

Leve a água ao lume com o sal e a margarina; quando ferver, junte a farinha de uma só vez e mexa até formar uma bola de massa que descola da panela. Deixe arrefecer.

Enquanto a massa arrefece, prepare o recheio ou com restos de carne que deverá picar ou com carne fresca picada. Prepare um refogado com cebola, alho e azeite; quando a cebola estiver alourada, junte a carne e deixe cozinhar mais ou menos tempo caso seja carne fresca ou não. Tempere com sal, salsa e pimenta a gosto e, termine, com sumo de um limão. Reserve.

Polvilhe a bancada com a mesma farinha da massa e trabalhe bem a massa; de seguida, estique-a com o rolo até obter uma espessura de meio milímetro. Com a ajuda de um copo largo, recorte círculos na massa, recheie com a carne picada, e dobre ao meio, premindo bem as bordas.

Por fim, passe os rissóis por ovo, primeiro, e depois por pão ralado. Nesta altura, pode levar ao congelador num tabuleiro ou fritar de seguida.

Rende à volta de 30 unidades.


Rissóis prontos a congelar


9 comentários:

Lipita disse...

Fiquei parada a olhar para os rissois! que saudades...

Anónimo disse...

Devem estar tão bons!

Rita

Ana V disse...

Obrigada pela receita da sua mãe! Já tinha tentado fazer com a mix b, mas ficaram duros. Nunca me lembrei de fazer com a doves farm, tenho que experimentar um dia destes.

Lucente disse...

Obrigada pelos comentários! Vale bem a pena experimentar estes rissóis, apesar do trabalho: a minha mãe diz que esta massa estica bastante mais do que a que tinha feito com o Mix B, mas mesmo assim exige alguma ginástica de braços, não tendo o glúten para amaciá-la. Mas ficamos todos fãs, especialmente o Lucas.

Margarida Freitas disse...

Também tinha experimentado com a schar e como correu tão mal, nunca mais tentei novamente...mas andava com saudades, por isso esta receita ñ podia vir em melhor altura, já tenho trabalho para o fim de semana :) Obrigada!

Ângela disse...

Já pedi à minha mãezinha que me faça a sua receita. Depois logo lhe conto. Obrigada pela sua partilha. Se faz parte do Grupo Viva Sem Glúten no Facebook, depois publico lá as fotos :)

Unknown disse...

Fiz a sua receita e ficaram muito bons, cá por casa não ficaram nada a dever aos ditos "normais" já testei com uma receita de massa diferente e acertei tambem!!! Parabéns continue.

Lucente disse...

Obrigada Carla, é sempre bom receber feedback!

Unknown disse...

A minha experiência com massa para rissóis, utilizando a farinha da Schar, mostrou-me que para se trabalhar melhor essa massa tem que ser enquanto está quente. Depois de arrefecer fica mais quebradiça e não cola tão bem.

Vou experimentar esta nova versão para carne e peixe! Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...