INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Brighton sem glúten

O post de hoje é uma simpática contribuição de Mariana Tavares, celíaca, e que viajou recentemente para a cidade inglesa de Brighton. Assim, traz-nos um guia gluten-free, perfeito para quem faz uma dieta sem glúten e vai viajar para esses lados. Muito obrigada pela divulgação, Mariana!

"Gluten Free, Please!

Em cada viagem que fazemos, em cada novo país ou cidade que conhecemos, ainda mais no estrangeiro, sonhamos sempre em provar coisas novas. Mas, sofrendo de doença celíaca, esses sonhos ficam inevitavelmente condicionados.

A nossa visita à cidade costeira de Brighton no Reino Unido deveu-se à World Fantasy Convention, mas dedicámos alguns dias para conhecer o Brighton Pier, as ruelas ladeadas por lojas das Lanes, e o Royal Pavilion e os seus jardins (onde os esquilos vinham comer à nossa mão, de gosto selecto e que não aceitavam qualquer bocado de pão, mas sim pedaços de uma barrinha de trigo sarraceno sem glúten, que devoraram na hora).

Enquanto conhecia a cidade, apercebia-me que provar coisas daquele país seria bastante difícil, e para tal teria de invadir uma qualquer casa e exigir que cozinhassem algo que não fish and chips. Tive pena, mas não fiquei triste por muito tempo, pois, procurando na internet por restaurantes sem glúten, descobri que os havia aos molhos! As ementas indicavam quais os pratos que eram próprios para vegetarianos ou celíacos, um simples gesto que me permitiu escolher a refeição com a certeza de que não seria envenenada por uma impiedosa contaminação por glúten. 

Food for Friends, Terre à Terre e Sabai foram os que fiz questão de visitar, apesar de os preços não serem sempre os mais acessíveis. Se forem fãs de cogumelos, não deixem de experimentar o delicioso Fundamentally Fungus no Terre à Terre ou o Warm Mil Ewe’s Haloumi Salad no Food for Friends, servido com queijo de ovelha (ou tofu na opção vegan). Se, por outro lado, desejarem pratos mais picantes, a maioria das opções no tailandês Sabai são isentas de glúten.

Também não posso deixar de salientar os inúmeros cafés Costa onde é possível beber café acompanhado por bolinhos sem glúten.

Apesar de não ter ido a outros restaurantes gluten-free, mesmo os que não se apresentavam com essa designação fizeram todos os esforços para me servir uma refeição segura, sendo que todos estavam sensibilizados para a doença celíaca e os efeitos do glúten. Gostaria muito de ver este nível de informação e atenção em Portugal."




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...