INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Porto sem glúten


Imagem retirada da Net

Nestes dias de descanso estival, nada como levar os miúdos ao Jardim Zoológico, é alegria na certa. Programámos então uma ida ao Zoo de Santo Inácio em Vila Nova de Gaia, aproveitando para fazer desta incursão uma experiência sem glúten: iniciámos o périplo pelo almoço no novo restaurante italiano Pasta Fresca e Pizza, em Matosinhos, que dispõe de menu sem glúten, seguimos para o jardim zoológico e terminámos com um lanche no Doce da Casa que, para quem ainda não conhece depois de tão mediática exposição que teve aquando da sua abertura, é uma pastelaria que oferece cupcakes e bolos sem glúten.

A nossa primeira paragem, o restaurante Pasta Fresca e Pizza, abriu há pouco tempo e isso nota-se: parece haver alguma descoordenação na equipa, especialmente no atendimento a intolerantes ao glúten, dado que está-se a falar de um menú separado. A confusão com o mesmo é notória: ainda que mencionem a existência de sete molhos para acompanhar a massa fresca sem glúten, foi-nos aconselhado o molho bolonhesa, dando a entender que não garantiam a isenção dos outros molhos... ou que não os tinham prontos. No entanto, nota-se cuidado na confecção dos produtos sem glúten, para tal existindo uma cozinha separada, logo à entrada do restaurante com divisórias em vidro que permitem ver o seu interior.

O miúdo mais velho quis pizza com fiambre e esta chegou-lhe com uma crosta fina e bem apresentada, maior até do que o seu apetite. Apesar do tom esbranquiçado da massa que denunciava o alto conteúdo em amido, foi uma das pizzas sem glúten mais saborosas que já provámos. Os pais quiseram experimentar a massa fresca e ficámos agradavelmente surpreendidos: apesar de estar um pouco mais cozida do que gostaríamos, tinha um sabor muito agradável, semelhante à massa tradicional. Falha no campo das sobremesas em que a única opção são os gelados infantis da Kalise que a carta menciona serem isentos de glúten.

É preciso fazer reserva com 24 horas de antecedência para pizza, mas as massas são servidas na hora. Este restaurante tem também serviço de take-away, podendo-se comprar a massa fresca sem glúten que vem congelada.

Depois de percorremos os circuitos do jardim zoológico, fomos então à Doce da Casa que têm saborosos cupcakes e bolachas sem glúten diariamente, assim como bolos por encomenda. É uma ocasião rara para os meus meninos, esta de irem ao café, logo vivida com intensidade. Gostava de ver mais meninos como os meus, com a cara e os dedos sujos de creme de chocolate e bigodes de "Compal", sentados com as pernas a balouçar à mesa do café... Fica também no ar a vontade que estas ocasiões deixem de ser assim tão raras e que iniciativas como estas duas se espalhem por Portugal inteiro.

Update
O Porto tem mais um local onde se pode lanchar sem glúten: o Costa Coffee na zona dos Clérigos disponibiliza um brownie de chocolate sem glúten, embalado individualmente, na zona das caixas.

2 comentários:

Ni! disse...

Fixe! desconhecia. Obrigada pela partilha :)

SERGIO CRIVELLI disse...

We thank the writer of the blog ''PORT GLUTEN FREE'' for writing about us: ''PASTA FRESCA & PIZZA''.
However, we would like to add the following to the article:
1) We were ready and fully operational at the end of May, but we only opened on the 25th of July, thank to the rapidity of the Matosinhos camara and Indaqua, who took only a few months in linking our sewage system to the main one.........So when you came, we had opened just a few days earlier.
2) when we have children with intolerance to gluten, on a dish of gluten free pasta, we reccomend the bolognese sauce, as the others 6 are more indicateded for an adult palate. The quantity of meat contained in a portion of bolognese is 60g that, together with the starch and the eggs in the pasta, would make this dish quite a complete meal. In any case, we did not know at the moment we took the orders, who would eat what.
3) Regarding the desserts, we have a menu of a) 18 products from Kalise all gluten free but only a few of cream for the infant....., and b) 4 others, made in our premises, not gluten free. In my opinion, I would not consider this a failure in the field of the dessert. Would you??????
4) We inform that, as for the pasta, you can get GF pizza at any moment, and have not to reserve it the day before.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...