INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Mini donuts de chocolate

Um destes dias, apeteceu-me dar um pouco mais de uso à máquina de donuts do Lidl, aproveitando (mais) uma receita do Gluten Free on a Shoestring. Foi uma boa opção pois estes donuts sairam melhores que os anteriores, com uma massa macia e húmida que se aguentaram frescos nos poucos dias em que duraram. Experimentei também fazer sem leite, fazendo algumas substituições ao original. Espero agora adaptar esta massa que saiu tão saborosa a outros formatos, isto enquanto não me lanço a experimentar fazer os donuts tradicionais.

Ingredientes:
245 gramas de farinha sem glúten
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de noz-moscada moída
100 gramas de pepitas de chocolate
160 gramas de xarope de ácer (maple syrup, em inglês)
60 gramas de margarina
50 gramas de azeite
170 gramas de iogurte natural (de soja, neste caso)
2 ovos batidos, tamanho L
115 gramas de açúcar em pó
1 colher de sopa de xarope de ácer

Na cuba da sua batedeira, coloque a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e a noz-moscada e bata para misturar bem. Reserve.

Coloque o xarope de ácer, a margarina e o azeite numa panela pequena e aqueça em fogo médio-alto, mexendo sempre, até que a margarina esteja derretida e o xarope de ácer comece a ferver. Retire do lume. Adicione o iogurte e misture para combinar.

Coloque então os ingredientes líquidos dentro da batedeira. Adicione os ovos e misture até ficar bem combinado. Adicione as pepitas de chocolate, e bata até que estas estejam distribuídas uniformemente.

Ligue a máquina de donuts e preencha cada cavidade com a massa, assegure que a tampa está fechada e coza durante quatro minutos. Passado esse tempo, remova imediatamente e coloque numa rede de arrefecimento.

Enquanto os donuts arrefecem, faça a cobertura: coloque o açúcar em pó numa tigela pequena e adicione uma colher de sopa de xarope de ácer, misturando bem até formar uma pasta grossa; o ponto certo adquire-se quando uma colher a passar pelo prato deixa um rastro no mesmo, pelo que as quantidades devem ser afinadas em função disso.

Passe um dos lados de cada donut na cobertura e deixe escorrer. Deixe secar em cima de papel vegetal.







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...