INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Intolerância ao Glúten

Neste artigo que coloco hoje, aborda-se a questão das variantes dentro do espectro da intolerância ao glúten e a dificuldade que há em estabelecer um diagnóstico, muito devido a falta de informação na comunidade médica.
Nota: o autor opta por usar vagamente a designação de "intolerância ao glúten" o que se entende commumente como sensibilidade ao glúten não-celíaca.

Doença Celíaca e Intolerância ao Glúten

Imagem retirada da Net

"Você é gorda demais para ter a doença celíaca," comentou o médico à Jaime replicando um de muitos equívocos. Muitos com alergia ao trigo ou intolerância ao glúten não são diagnosticados, sem razão nenhuma. Apesar de uma forte história familiar de doença celíaca e muitos sintomas que encaixam nalgum tipo de intolerância ao glúten, Jaime King (não é o nome verdadeiro) descobriu que o seu médico de família se recusou a aceitar a ideia. Ele não iria pedir um simples exame de sangue. Debitou as coisas que tinha aprendido na universidade sobre alergia ao glúten/trigo e doença celíaca:

·         a doença celíaca é quase sempre encontrada em bebés – as crianças mais velhas e adultos não podem ter doença celíaca;
·         a alergia ao glúten e outros problemas causam desnutrição extrema, que resulta em perda de peso drástica, logo os bebés gordos não podem ter (e adultos gordos definitivamente não podem tê-la);
·         Hereditariedade não é um factor na doença celíaca.

Felizmente, a senhora King procurou um especialista e foi diagnosticada com a doença celíaca, assim como a sua mãe havia sido diagnosticada 15 anos antes. Agora, ela incentiva os outros a serem testados, quer acreditem ou não que têm a doença celíaca ou algum outro tipo de intolerância ao glúten.

Diagnóstico de problemas relacionados com a intolerância ao glúten não são comuns
Muitos diagnósticos não foram feitos porque os médicos orientaram-se por informações incorrectas e ultrapassadas. O diagnóstico pode ser difícil no melhor dos casos. Na Conferência Anual CSA em 2000, o Dr. Robert Dahl, disse: "De 100 pacientes com DC (doença celíaca), pouco mais de dez apresentam os sintomas clássicos evidentes de má absorção."

A má absorção é considerado o sintoma clássico da doença celíaca, mas a má absorção de nutrientes não significa, necessariamente, estar abaixo do peso. Muitos dos que têm problemas com o glúten (seja por doença celíaca, alergia ao glúten ou intolerância ao glúten) estão com sobrepeso. A dificuldade na perda de peso pode ser considerada um sintoma de intolerância ao glúten. O Dr. Dahl passou a explicar que aproximadamente 80% dos pacientes com doença celíaca não mostram os sinais clássicos. Eles ou apresentam a forma atípica, ou têm a versão clínica silenciosa ou latente da doença celíaca.

É agora do conhecimento geral que os adultos podem ter a doença celíaca e que esta não é a única condição que envolve a intolerância ao glúten. As pessoas podem ser diagnosticadas com a doença celíaca, alergia alimentar ou intolerância alimentar em todas as fases da vida. Celiac Disease Foundation e a Celiac Sprue Association ambas procuram educar o público em geral assim como os celíacos. Eles mantêm sites que oferecem informações e recursos.

Os livros, artigos e notícias sensibilizam para os problemas que o glúten provoca no corpo humano. Há mais alimentos sem glúten nas prateleiras das lojas, para o deleite de:

  • celíacos;
  • pessoas com alergias alimentares, como alergia ao trigo ou alergia ao glúten;
  • pais de crianças com distúrbios comportamentais, autismo e asma.

Intolerância ao glúten não está limitada à Doença Celíaca
A doença celíaca é um tipo muito específico de condição associada a um problema com o glúten. A doença celíaca é uma doença auto-imune. A Celiac Disease Foundation salienta que a doença celíaca não é uma alergia alimentar.

A alergia ao trigo e alergia ao glúten não são a mesma coisa que a doença celíaca. O mesmo se passa com a intolerância ao glúten ou intolerância ao trigo. Para a maioria das pessoas, no entanto, a distinção entre a doença celíaca e as outras condições não é importante, porque, para todos os efeitos, para o leigo, são os mesmos.

  • Em cada condição, comer glúten pode causar muitos sintomas, que podem incluir dor (variando de leve a excruciante), gases, diarreia e outros problemas intestinais;
  • Em ambos os casos, consumir glúten pode levar a outros problemas de saúde;
  • O tratamento para a doença celíaca e as outras condições (intolerância ao glúten, alergia ao glúten, alergia ao trigo) é o mesmo - uma dieta isenta de glúten.

Os pacientes informados podem solicitar aos seus médicos que considerem se a intolerância ao glúten, a doença celíaca, a alergia ao trigo ou a alergia ao glúten, pode ser o culpado pelos seus sintomas.”

4 comentários:

odilia disse...

Boa tarde, foi atraves do blog vitiligoemportugal que cheguei ao seu e gosto bastante, vou ser visitante. Gostei da dita do gluten para o vitiligo Não custa tentar. obg

Lucente disse...

Obrigada Odília,espero que encontre as respostas que precisa.

Anónimo disse...

Gostaria de registrar minha indignação com a classe medica. Tenho sintomas da doença' como, estado diarréico constante, excesso de gases fétidos, dores abdominais e fadiga. Faz 6 anos de absurdo sofrimento com médicos diferentes e, ontem, assistindo a uma reportagem, minha mae viu meu problema. Não e possível que os médicos estejam tao despreparados assim. Ate cirurgia no anus me foi prescrita, alem de outros tratamentos caros e com renda revertida para o medico. São uns mercenários.

Lucente disse...

Infelizmente, o seu percurso é a norma e não a excepção. Espero que consiga encontrar um médico que lhe faça os exames correctos para despiste para DC. Sugiro que contacte a ACELBRA local, pois normalmente podem indicar médicos mais sensibilizados para esta condição.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...