INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Croissants sem glúten

Mais uma tentativa na busca do croissant perfeito, desta vez com a adaptação duma receita divulgada no grupo de apoio do Facebook, Viva Sem Glúten Portugal (obrigada Paula). Os croissants não cresceram muito, como seria de esperar duma massa sem glúten, mas mantiveram-se frescos, um dia depois de serem feitos, graças talvez ao psílio. Têm um sabor leve, apto a recheios doces ou salgados. Para os fazer, segui mais uma vez as dicas visuais da Nicole Hunn.

Ingredientes:
225 gramas de farinha sem glúten (usei Doves Farm)
15 gramas de farinha de trigo sarraceno
½ colher de chá de sal
 2 colheres de chá de açúcar
1 colher de chá de goma xantana
1 colher de sopa de psílio em pó
8 gramas de fermento activo seco
60 gramas de manteiga/margarina
150 ml de leite
1 colher de chá de vinagre
1 ovo
1 gema

Na cuba da sua batedeira, misture a farinha com o sal, o açúcar, a goma, e o psílio. Junte depois o fermento, torne a misturar e acrescente a margarina partida aos pedaços. Bata em velocidade média até obter uma massa areada.

Aqueça ligeiramente o leite e acrescente-lhe o vinagre. Espere alguns minutos e junte o ovo, misturando bem com um garfo. Coloque os líquidos na cuba e bata a velocidade média até formar uma bola.

Coloque a massa entre duas folhas de papel vegetal e estique com o rolo de cozinha e forme um rectângulo com cerca de 5 mm de espessura. Apare as extremidades e corte 3 quadrados iguais. Corte cada quadrado ao meio em triângulos.

Faça um corte a meio da base do triângulo e comece a enrolar a partir daí, curvando para formar os croissants. Coloque num tabuleiro coberto com uma das folhas de papel vegetal que usou. Cubra com película aderente e vai a levedar durante uma hora em local morno.

No final da levedação, pincele os croissants com a gema e leve ao forno pré-aquecido a 190ºC durante cerca de 15 minutos até dourarem.

Esta receita rendeu sete unidades.




































4 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite. Antes de tudo muitos parabéns pelo blog, está fantástico e interessou-me bastante. Fiquei fascinada com tamanha dedicação, e felicito-a por isso. Gostava de lhe colocar uma questão relativamente à goma xantana que utiliza em muitas das receitas, vi num post mais antigo que se pode adquirir em dois locais. A minha questão é se o faz indo directamente aos estabelicimentos ou por encomenda e se na zona do Porto não há nenhum local que venda. Obrigada.

Lucente disse...

Bom dia,
Antes de mais, muito obrigada pela visita e pelas simpáticas palavras, é sempre bom saber que o blog está a ser útil.
A goma xantana pode ser adquirida na Casa de Bolos e na Coisas Kom sentido das duas maneiras: ou na loja ou por correio. Eu costumo comprar na loja. Entretanto, desde que escrevi esse post, já há mais dois lugares a venderem goma xantana da marca Doves Farm: as lojas Celeiro e o supermercado do El Corte Inglés. Assim, tem estas duas opções no Porto (parece que o el Corte Inglés vende a mais 2 euros que o Celeiro).
Qualquer outra dúvida, disponha.

Anónimo disse...

Meu Deus, se eu não tivesse informação suficiente pra pesquisar receitas, nessa dai eu me ferrava, como pode colocar a farinha trigo como ingrediente numa receita sem glúten? É bom se informar mais antes de publicar uma receita onde arrisque a saúde de alguém, GLÚTEN é TRIGO, aveia, cevada e centeio.

Lucente disse...

Anónimo, agradecia que fizesse a devida pesquisa antes de comentar: a farinha de trigo sarraceno não tem glúten, nem sequer é um cereal. Tem apenas esse nome, mas é perfeitamente segura para celíacos, pode consumir sem problemas (desde que não tenha havido contaminação cruzada, mas esse é um risco que qualquer farinha corre).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...