Inspirada numa receita da Nicole do blog Gluten Free on a Shoestring, dei mais um uso à receita da massa folhada rápida, e fiz estas tarteletes, primas distantes do nosso pastel de nata. Os miúdos não quiseram experimentar, mas os adultos não deixaram uma para contar a história.
Ingredientes:
½ receita de massa folhada rápida
170 Gramas de queijo-creme
2 Gemas
95 Gramas de açúcar
1 Colher de chá de essência de baunilha
1 Colher de chá de canela moída
1/4 Colher de chá de sal fino
3/4 colher de chá de maizena
1 maçã descascada e cortada às tiras
Geleia de marmelo para pincelar (da Casa Mateus, sem glúten)
Unte 12 formas de pastel de nata com manteiga (ou use formas descartáveis), e reserve. Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Estenda a massa entre folhas de papel vegetal até que fique com meio centímetro de espessura. Corte 12 rodelas que sejam ligeiramente maiores que a largura da abertura da sua forma. Pressione suavemente cada uma das rodelas para o fundo e os lados das formas. Fure o fundo de cada forma já forrada com os dentes de um garfo. Coloque-as no frigorífico enquanto prepara o recheio.
Numa tigela misture o queijo-creme, as gemas, 55 gramas de açúcar, a essência de baunilha, 1 / 2 colher de chá de canela em pó, 1 / 8 colher de chá de sal, e a maizena e bata até ficar a massa ficar suave, sem grumos; a consistência deverá ser líquida.
Noutra tigela, misture as tiras de maçã com o açúcar, sal e canela restantes. Envolva bem.
Retire as formas do frigorífico. Despeje o recheio nas formas até cerca de três quartos da borda. Disponha as fatias de maçã em cima do creme, dividindo-as de forma uniforme.
Vai ao forno pré-aquecido a cozer durante 25 minutos, até o recheio estar mais firme, as maçãs e a crosta levemente dourada. Pincele com geleia de marmelo aquecida e sirva quente.
5 comentários:
Que lindinhas! Se encontrar o petit suisse por aqui, vou experimentar, com certeza.
Obrigada pela visita e comentário Cleide. Experimente, sim, e depois diga se gostou.
Eu adoro essa receita de massa folhada apesar de não poder claro..Que delicia ja casava bem aqui com o meu café ...LOl
Susana, não dá para substituir a manteiga por margarina, e os petit suisses por natas sem lactose? Eu já fiz uma receita de massa folhada fingida que levava natas azedas... parece que o importante é que tenha pelo menos 40% gordura.
Não da pela gordura e as natas sem lactose tem proteinas de leite eu acho...
Mas vou experimentar...Estou curiosa com efeito...
Enviar um comentário