Já há algum tempo que queria experimentar com uma receita de croissant, mas não com a receita tradicional à base de massa folhada, pois esta parece-me difícil de obter. Se calhar até não é, mas aquelas voltas todas que se tem de dar à massa depois de incorporar a manteiga, parece-me um trabalho hercúleo. Assim, procurava um croissant tipo brioche que encontrei no blog da Ana, uma portuguesa que vive na Suécia, o anasbageri. A receita é bastante acessível e os (mini) croissants que obtive ficaram saborosos, especialmente se comidos mornos... no dia seguinte, lá precisam de uma voltinha de 20 segundos no micro-ondas para recuperar a sua antiga glória, mas isso não é defeito da receita, é a falta que o glúten lhe faz. Fiz meia receita para experimentar, ainda que mantivesse a quantidade de ovo, pois não há "ovo a mais" para um produto sem glúten.
Ingredientes:
300 gramas de farinha
8 gramas de fermento seco
1 Ovo
75 gramas manteiga sem sal
30 gramas de açúcar
¼ de colher de chá de sal
150 ml leite (a 38ºC)
Misture o fermento com a farinha e reserve.
Na cuba da sua batedeira misture o leite com a manteiga derretida, o sal, o ovo e o açúcar. Misture bem, e vá acrescentado aos poucos a farinha. Trabalhe a massa durante cinco minutos.
Divida a massa em duas ou três partes iguais, dependendo do tamanho de croissants que quer fazer, e estenda-a em discos com 30 cms de diâmetro (para croissants mais pequenos, 50 cms para croissants médios) Corte a massa em oito triângulos iguais. Espalhe o recheio e enrole a massa começando na parte mais larga do triângulo.
Deixe os croissants levedarem durante 60 minutos em local morno e tapados com um pano húmido. Terminado este tempo, os croissants deverão ter duplicado de tamanho. Pincele os croissants com o ovo batido e coza no forno pré-aquecido a 225º C durante 8 a 10 minutos.
Retire para uma rede de arrefecimento.
Depois de levedar |
Já na fase do arrefecimento |
7 comentários:
Ficaram perfeitos!Ninguém diz que são sem gluten!Parabéns!
Obrigada Sílvia! Fiquei bastante satisfeita a nível da sabor, falta aperfeiçoar a textura :-)
Lucente,
Não só não me importo como fico muito feliz por ter gostado da minha receita e por a ter adaptado com sucesso.
Importa-se que coloquem um link no meu post para a sua versão sem gluten?
um beijinho e até breve
Ana,
Claro que não me importo, fico até muito contente com a "distinção". E parabéns pelo blog, tem receitas fantásticas!
Que lindos!
Iniciei agora a minha experiencia sem Gluten. será que me pode informar qual é a farinha que fala nesta receita? tudo isto é novo para mim. Obrigado
Helena, se clicar na palavra "farinha" que está a côr diferente abre uma página com a composição da farinha. Pode tentar essa mistura caseira, ou misturar Mix B da Schar com farinha de trigo sarraceno da marca Bauckhof, à venda nas lojas Celeiro. Boas experiéncias e qualquer dúvida, diga!
Enviar um comentário