INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Bolo de alfarroba e maçapão

Este tem sido um bolo presente na mesa lá de casa de há uns tempos para cá. O original encontrei-o no blog Canela Moída e pareceu-me relativamente fácil de converter à filosofia "sem glúten". Pareceu-me também uma boa desculpa para experimentar a farinha de alfarroba em lugar do chocolate original. Acaba por não ser tão calórico e o miúdo mais velho gosta como se fosse bolo de chocolate. O maçapão, com a sua base de amêndoa, casa bem com a alfarroba, tão bem que esta poderia ser uma receita tradicional algarvia. O maçapão pode ser feito em casa com uma receita tradicional, mas eu comprei no supermercado do IKEA. Só não fica um bolo bonito, mas isso agora não interessa nada...

Ingredientes:
115 Gramas de manteiga sem sal amolecida
150 Gramas de açúcar mascavado escuro
2 Ovos batidos
4 Colheres de sopa de farinha de alfarroba
120 Gramas de farinha
1 Colher de chá de fermento em pó
½ Colher de chá de canela
100 Gramas de maçapão, cortado aos pedaços pequenos

Misture a farinha com a alfarroba, a canela e o fermento até obter uma cor homogénea e reserve.

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme macio. Adicione os ovos, um de cada vez.

Acrescente os ingredientes secos reservados e misture bem. Junte cerca de ¾ dos pedaços de maçapão à massa e envolva-os com cuidado. Coloque a massa na forma que desejar (este bolo não cresce muito, logo convém que seja uma forma pequena, ou então dobre os ingredientes para usar uma maior). Alise a superfície e decore com os pedaços de maçapão que sobraram.

Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 45 a 50 minutos ou até que o bolo tenha crescido e esteja firme. Desenforme e deixe arrefecer numa rede de arrefecimento.




































PS: revi esta receita para retirar a goma xantana: as primeiras versões que fiz pareceram-me um pouco densas; pesquisando, descobri que a farinha de alfarroba já é um aglutinante em si, logo experimentei sem goma xantana e o bolo ficou mais fofo. Também substituí a manteiga por igual quantidade de azeite e funcionou da mesma maneira.

3 comentários:

nocontemgluten disse...

No Brasil chamamos maçapão de marzipã!Eu comprei alfarroba,mas ainda não usei. Gostei da ideia, vou tentar fazer um bolo!

Ameixinha disse...

A Susana disse-me hoje que tinhas feito este bolinho e vim cá ver. Ainda bem que gostaram. Por acaso também sou fã de alfarroba e ficou mesmo uma receita que poderia ser típica do Algarve :)

Lucente disse...

Ameixinha, a consistência deste bolo é um pouco similar à da broa de avintes (não no gosto, claro)... será por não ter glúten ou a tua versão também é assim? Não que lhe retire encanto, pelo contrário, mas fiquei na dúvida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...