INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pão rápido

Experimentei uma receita do blog La Faim des Delices que é uma versão do pão de sódio irlandês (Irish Soda Bread). É muito prático para quando não se tem tempo pois não leveda; na realidade, a confecção assemelha-se à de um bolo e fica com a consistência da rosca. Gostamos do resultado e, principalmente, da praticalidade. Quanto ao trigo sarraceno usado na receita, pode-se comprar em grãos no Celeiro e depois triturar. A forma deverá ser redonda e em pirex ou refractária; eu usei o pirex que tinha e que é a forma do bolo inglês, o que também é mais prático na hora de fatiar.

Ingredientes:
50 gramas de farinha de trigo sarraceno
450 gramas de farinha de arroz integral
2 colheres de chá de goma xantana
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
1 ovo
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
480 gramas de água

Misture as farinhas, o sal, o açúcar, o azeite e a goma xantana. Bata bem e depois misture o ovo batido e a água. Bata um pouco mais até todos os ingredientes estarem bem incorporados.
Unte uma forma pirex (capacidade 2 litros), e coloque a massa, alisando o topo com uma espátula. Coloque a forma no forno frio e ligue a 240ºC. Deixe cozer durante 50 a 55 minutos até atingir uma cor castanho-clara, retire e deixe arrefecer. Fatie quando estiver frio.



















































2 comentários:

Carla disse...

Está com um ótimo aspecto. Uma pergunta: o que é consistência de rosca?

Lucente disse...

Rosca é outro nome para regueifa, se não estou em erro. Por estes lados, chama-se rosca ao pão que é vendido ao domingo e que tem a forma de uma anilha. Regionalismos... no fundo, quis dizer que tinha uma consistência mais densa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...