INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Em Espanha

Dizem que de Espanha, nem bons ventos, nem bons casamentos... Mas este é um dito que está ultrapassado, pelo menos no que aos celíacos e sensíveis ao glúten diz respeito. Fomos a Espanha este fim de semana e aproveitamos o mote para estrear o miúdo mais velho nos meandros da fast-food: aos 5 anos, o meu filho provou uma Happy Meal do McDonalds! Não ficou a olhar para os outros e pode fazer mais do que brincar com o brinde que acompanha este menu, pode comer o hamburguer (para o bem e para o mal). Na loja há várias indicações de que existe pão sem glúten e até o iogurte que vinha a acompanhar a refeição, vinha rotulado "Sin Gluten". O pão era exactamente igual ao hamburguer tradicional que, pessoalmente, não me agrada mas que demonstra um certo esforço por parte da empresa em apresentar uma alternativa semelhante ao original. Tão fácil... senhores da McDonalds Portugal, é assim tão difícil fazer o mesmo cá? É só preciso boa vontade.

As compras no Alcampo correram igualmente bem. Existe uma boa oferta de produtos específicos para celíacos, mas interessa salientar o que se encontra nos corredores "normais". Exemplos: uma caixa de doces de amêndoa rotulados como sem glúten e com o símbolo da Face por 3 euros, assim como uma pasta de dentes para crianças "sin gluten". Ficamos então à espera de Janeiro de 2012 para ver se vai ser assim tão fácil fazer compras cá.
















































6 comentários:

Ana V disse...

Em espanha é mais fácil porque os doentes celíacos já são vistos como um grande e interessante nicho de mercado. Não é que tenham mais pessoas com DC do que Portugal, tem é mais diagnosticados, porque os médicos lá estão mais informados sobre a DC e fazem-se mais rastreios de rotina. A situação em Portugal para evoluir passa por diagnosticar os celíacos que andam "escondidos".

Lucente disse...

Concordo plenamente, enquanto não formos uma fatia de mercado "apetitosa", ie, relevante em número, não conseguiremos as mesmas ofertas que há em Espanha.

Malu disse...

Se em Portugal existe esse problema, imagine aqui no Brasil... Nós somos invisíveis!!
O que custa fazer isso no Brasil, tb??
Onde estão os celíacos daqui?? Não há diagnóstico suficiente...
BjO!

Lucente disse...

Concordo, Malu, mas acredite que o Brasil, no que a DC diz respeito, está mais avançado do que nós: eu gosto de comprar produtos brasileiros pois existe menção à existência ou não de glúten, enquanto que aqui, na maior parte dos casos, temos que "adivinhar". Há que ver as coisas pelo lado positivo, não é? A situação vai melhorar, tenho a certeza :-)

Malu disse...

Sim, Lucente! Realmente, nossos produtos possuem a inscrição do "contém ou não contém glúten", mas, os estabelecimentos que vendem produtos sem glúten, são raros, principalmente nas cidades menores, como a minha. Nos grandes centros há mais opções, mesmo assim, ainda são poucas (e caras)! Restaurante, lanchonete, bares que tenham cardápio sem glúten, então, são raríssimos, por isso fazemos a maior festa qdo aparece uma rede de restaurantes que tenham pratos sem glúten no cardápio, como a Vivenda do Camarão, que tem em shoppings.

Vai melhorar, sim, tenho esperança!
BjO!!

Lucente disse...

Malu, estou a ver que a nível de oferta o Brasil está como Portugal... mas eu acredito que chegaremos ao nível da Inglaterra ou Estados Unidos, sei por experiência própria como é fácil a vida dos intolerantes ao glúten lá :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...