INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 27 de julho de 2011

Apoio à dieta sem glúten


Imagem retirada da Net

Nas pesquisas que faço aparece frequentemente o conselho do consumo de probióticos quando se inicia a dieta sem glúten como um meio de reduzir a inflamação do intestino e acelerar a sua recuperação. Este estudo finlandês (um dos países com maiores taxas de diagnosticados) testa com sucesso essa hipótese, logo aproveito para colocar parte deste texto traduzido, onde o Dr. Mercola, um conhecido médico americano, apoia essa recomendação dietética.



"Probióticos podem ajudar na inflamação crónica da Doença Celíaca
De acordo com estatísticas do Centro da Doença Celíaca da Universidade de Chicago, em média uma em cada 133 pessoas ​​nos Estados Unidos sofre com a doença digestiva conhecida como Doença Celíaca (DC). Estudos anteriores constataram que este número pode ser tão alto quanto 1 em 33, em populações de risco.

Infelizmente, leva uma média de quatro anos para chegar a um diagnóstico se o paciente estiver sintomático, e esse atraso no diagnóstico correcto pode aumentar dramaticamente o risco de desenvolver outras doenças, especialmente doenças auto-imunes. Por exemplo, se for diagnosticado com DC, após os 20 anos de idade, as suas hipóteses de desenvolver uma condição auto-imune disparam da média de 3,5 por cento a 34 por cento.

A DC não diagnosticada também está associada a um risco quase quatro vezes maior de morte prematura. Então, qual é a ligação mais óbvia entre DC, doenças auto-imunes e morte prematura? A inflamação crónica. Condições inflamatórias crónicas e degenerativas são endémicas nas populações que consomem cereais.

Os probióticos têm propriedades anti-inflamatórias. Os probióticos têm demonstrado ser um anti-inflamatório em potência. Esta é uma óptima notícia. Diminuindo os níveis séricos de PCR e reduzindo a produção de citocinas pró-inflamatórias induzidas por bactérias e, simultaneamente, regular a expressão de citocinas anti-inflamatórias, os probióticos podem oferecer benefícios significativos contra a DC e outras doenças inflamatórias.

O Papel dos Cereais na Doença Inflamatória
Dito isto, não há nenhuma maneira de alterar o facto de que, se sofre de qualquer condição inflamatória - seja DC, doenças auto-imunes, ou doenças do coração, só para citar algumas – precisa, em primeiro lugar, de evitar os cereais. No entanto, é preciso entender que os probióticos não podem ser usados como uma forma de manter uma dieta baseada em cereais sem sofrer efeitos nocivos. Cereais e açúcares são altamente pró-inflamatórios, e ainda que os probióticos sejam anti-inflamatórios, não podem anular os efeitos prejudiciais de uma dieta rica em hidratos de carbono ricos em amido.

Aqueles com DC sabem a importância de eliminar os cereais da sua dieta, já que muitos não podem tolerar sequer as mais pequenas quantidades de glúten, uma proteína mais comummente encontrada no trigo, centeio e cevada.

No entanto, esta mensagem ainda tem de se enraizar na mente colectiva, quando se trata de lidar com doenças auto-imunes e outras condições inflamatórias.

A boa notícia é que a combinação de evitar ou eliminar os cereais, juntamente com o aumento do consumo de alimentos probióticos (ou um suplemento de alta qualidade) é uma poderosa combinação que pode trazer uma nova esperança e aumento da saúde de milhões de pessoas que sofrem de doença celíaca e outros transtornos auto-imunes.

As Funções Vitais dos Probióticos
Probióticos, as bactérias amigáveis ​​que residem no seu intestino têm uma série de funções muito importantes, incluindo:
• A digestão e absorção dos hidratos de carbono certos. Sem boas bactérias intestinais, o seu corpo não pode absorver alguns amidos não digeridos, fibras e açúcares. As bactérias amigáveis ​​no seu tracto digestivo convertem esses hidratos de carbono em fontes primárias de energia e nutrientes importantes.

• Produção de vitaminas, absorção de minerais e eliminação de toxinas. Os probióticos ajudam na produção da vitamina K e vitaminas B, e promovem a absorção de minerais. Ajudam também no metabolismo e na redução de toxinas.

• Manter as bactérias más sob controlo. As bactérias boas dizem ao seu corpo quantos alimentos precisam e o seu corpo responde fornecendo isso e nada mais - para que qualquer excesso de bactérias más “morra de fome”. As bactérias boas também produzem uma substância que mata os micróbios nocivos.

• Prevenir alergias. As bactérias amigáveis ​​treinam o seu sistema imunitário para distinguir entre elementos patogénicos e antígenos não nocivos, e para responder apropriadamente. Esta importante função impede que o sistema imunitário reaja exageradamente a antígenos não prejudiciais, que é a génese das alergias.

• Dar apoio vital ao seu sistema imunológico. Bactérias benéficas têm um efeito poderoso ao longo da vida no sistema imunológico do seu intestino e do seu sistema imunológico sistémico também. As bactérias desempenham um papel crucial no desenvolvimento e funcionamento do sistema imune da mucosa no seu tracto digestivo. Também ajudam na produção de anticorpos contra elementos patogénicos.

Como o Editor-Chefe do Journal of Biology Leucocyte disse: "Assim como alguns alimentos podem levar a problemas de saúde, não é nenhuma surpresa que outros possam ter efeitos positivos. Para as pessoas com doença celíaca, isto abre uma linha de pesquisa em novas terapias que podem ser tão acessíveis quanto uma prateleira de supermercado ".

Verdade, de facto! Se estiver informado, o seu supermercado pode ser a sua farmácia. Simplesmente sabe o que comprar, e o que evitar.

Todos os Probióticos São Iguais?

Definitivamente não.

Curiosamente, um estudo anterior no World Journal of Gastroenterology (WJG), descobriu que existem pelo menos dois tipos de bactérias probióticas que têm ainda mais propriedades anti-inflamatórias que a Bifidobacterium.

O WJG identificou o Lactobacillus e Propionibacterium como aqueles que produzem a menor CRP, que é um marcador sensível de inflamação, demonstrando, portanto, as suas capacidades anti-inflamatórias superiores. Acredito que a melhor opção é obter os seus probióticos de alimentos naturais tradicionalmente fermentados.

Um dos meus preferidos é o natto, mas há muitos outros produtos alimentares que são excelentes fontes de probióticos naturais, tais como vegetais fermentados e kefir, uma bebida de leite fermentado feito de leite cru e iogurte. Certifique-se apenas em evitar a maioria dos produtos comerciais e obter bons probióticos numa loja de alimentos saudáveis, pois a maioria desses produtos estão carregados com açúcar.

Infelizmente, os fabricantes de alimentos têm aproveitado o reconhecimento das capacidades de apoio a uma boa saúde dos probióticos, e fazem o que podem para facturar, logo é necessário saber o que se procura quando se trata de produtos alimentares probióticos.

Os iogurtes pasteurizados "probióticos", por exemplo, que se tornaram cada vez mais populares, não são uma boa escolha exactamente porque são pasteurizados e estão associados a todos os problemas dos produtos de leite pasteurizado. Além disso, a maioria está carregada com adoçantes, naturais e artificiais, para melhorar o seu sabor.

Outra opção é tomar um suplemento probiótico de alta qualidade. Além de verificar que estirpes bacterianas estão incluídas, os outros pontos que deve procurar ao comprar um suplemento probiótico são:

• Não há necessidade de refrigeração
• Prazos alargados
• Pode sobreviver ao ácido do estômago para que atinja o intestino delgado
• Residente no seu aparelho digestivo o tempo suficiente para ser eficaz

Embora tenha chegado à conclusão de que nenhuma solução funciona para todos, o Bacillus coagulans demonstrou ser altamente eficaz. Os principais benefícios são que está presente em forma de esporos e sobrevive no ambiente ácido do estômago – chegando ao seu intestino delgado, onde é mais necessário. Também sobrevive a temperaturas elevadas e não precisa de ser refrigerado, o que aumenta a conveniência do seu uso."

Outros artigos:
Probiotics and celiac disease
Uso de probióticos pode ser uma nova forma de tratamento para doença celíaca
Administration of Bifidobacterium breve Decreases the Production of TNF-α in Children with Celiac Disease



2 comentários:

Ana V disse...

Obrigada pela tradução, é uma ajuda para quem não se entende bem com o inglês... e há tão pouca informação em portugu~es. Em relação aos probióticos, já encontrou isto à venda nas dietéticas?

Lucente disse...

Obrigada pelo comentário. Penso que haverá, cheguei a comprar uma vez mas online na Biovea.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...