INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 9 de maio de 2011

Alimentos interditos

Quando sabemos que vamos ter que fazer uma dieta isenta de glúten, pensamos que basta eliminar pão, massa e bolos, mas a adaptação exige mais cortes. Isto porque o glúten, pela capacidade aglutinante que tem, é muito usado pela indústria alimentar, logo qualquer alimento processado tem que ter a lista de ingredientes analisada a fundo. Molhos, charcutaria, refeições congeladas, são alimentos onde o glúten pode estar à espreita.

Cabe a cada um inquirir o produtor dos seus produtos de eleição e pedir a listagem sem glúten; quantos mais colocarmos estas questões, mais os produtores se apercebem do número de potenciais clientes e começam a apostar no nosso segmento de mercado: mais produtos, vida mais fácil. Pedir listagem dos produtos sem glúten a diversas empresas, foi uma das primeiras coisas que fiz quando o meu filho iniciou a dieta. Ainda hoje, quando tenho dúvidas, contacto a empresa em questão. Mais, quando tenho interesse em algum produto, proponho a determinada empresa a sua comercialização: já fiz propostas ao Corte Inglés, Celeiro, Jardim Verde e fiz-me amiga no Facebook de outras para perguntar para quando produtos sem glúten... sou presença assídua na página da Merry Cupcakes a perguntar para quando cupcakes sem glúten!

Uma chamada de atenção em relação às ditas farinhas seguras como o arroz e milho. Apesar de o grão não conter glúten, são moídas em instalações onde se mói grãos com glúten e pode haver contaminação. Assim decidi investir num robot de cozinha Kenwood KM 336 Chef Classic que tem um acessório para moer cereais e faço as farinhas em casa e assim não corro o risco de sabotar a dieta. A máquina veio da Amazon UK e o acessório da Pixmania, para poupar uns cobres. Quem tem Bimby, pode usá-la para esta função.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...