INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 6 de maio de 2011

A introdução do glúten


Imagem retirada da Net

É comummente aceite que a alimentação sem glúten deverá ser iniciada aos 6 meses de idade; a política oficial é que antes dos 6 é cedo, depois poderá ser tarde. Esta foi uma questão com que nos deparamos quando fiquei grávida do meu segundo filho. Este artigo elucidou-nos e decidimos que o bebé faria uma alimentação sem glúten até fazer um ano de idade.
O artigo escrito pelo Dr. Alessio Fasano, um conhecido investigador da Doença Celíaca, é extremamente elucidativo sobre a génese e desenvolvimento da mesma. A dada altura, ele refere:


"Suspeitamos que a abordagem pudesse funcio­nar, porque o sistema imune amadurece dramaticamente nos primeiros 12 meses de vida e porque pesquisas com bebes susceptíveis mostraram que evitar o glúten durante essa fase desenvolve o sis­tema imune para tolerar o glúten nos anos seguin­tes, como fazem as pessoas saudáveis, em vez de serem hiperestimuladas por ele. Até agora, mais de 700 crianças geneticamente potencialmente suscetíveis participaram desse estudo, e conclu­sões preliminares sugerem que retardar o consu­mo de glúten reduz em quatro vezes a probabili­dade do desenvolvimento da DC. Serão necessá­rias décadas, entretanto, até sabermos com certeza se essa estratégia pode impedir o próprio apareci­mento da doença."

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...