Até agora usava fécula de batata importada da Alemanha, visto que, como já mencionei, as marcas nacionais que comercializam este produto não garantem a não contaminação. Numa ida ao Intermarché a semana passada, encontrei a marca Nutry da Grande Porto cujos produtos incluem a farinha de arroz e a fécula de batata, entre muitos outros. Ora a farinha de arroz eu faço na minha fiel Kenwood, mas a fécula de batata fez-me ligar as antenas. Na embalagem não havia menção de alergéneos, de modo que não comprei, mas fixei o nome e procurei na Net. No site que encontrei deixei um pedido de informação para que me confirmassem a isenção de glúten nesses produtos. Dois dias depois, a resposta chegou:
"Vimos por este meio informar que a farinha de arroz e a fécula de batata embaladas nas nossas instalações são isentas de glúten."
Liguei para a pessoa que me tinha enviado o email para mais esclarecimentos e fiquei a saber que a farinha de arroz e fécula de batata são sujeitas a análises pelo produtor que comprovam a isenção de glúten. Nas instalações da Grande Porto são embaladas à parte, pelo que não existe o risco de contaminação cruzada. Assim, parece-me que já não preciso de encomendar mais fécula aos alemães...
Update (26/02/2013)
A marca Ceifeira da Atlantic Meals dispõe, na sua gama de produtos, de farinha de milho e arroz cuja embalagem tem um rótulo que lê "Isento de Glúten".
Da mesma maneira, a Globo oferece fécula de batata com a inscrição "Sem Glúten" na embalagem.
1 comentário:
Nossa, não sabia que as marcas nacionais não garantem a não contaminação ... bom saber ... boa informação ... ah, se possível segue meu blog http://nutricionistacleidiane.blogspot.com/ ... Obrigada!
Enviar um comentário