INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

"Bollycaos" caseiros

Costuma-se dizer que quem não tem cão, caça com gato... Neste caso, quem não pode comprar bollycaos sem glúten, faz. Podem não ficar exactamente iguais, mas têm chocolate e tudo que leva chocolate é bom!

Ingredientes:
85 gramas de açúcar em pó
85 gramas de leite morno
75 gramas de margarina
5 gramas de fermento seco
1 ½ Ovo L
270 gramas de farinha sem glúten*
6 gramas de psílio em pó
½ colher de chá de goma xantana
1 colher de chá de vinagre
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de essência de baunilha
Chocolate Nestlé para culinária
Para pincelar:
1 gema
Leite q.b.

* 170 gramas de farinha Beiker + 50 gramas de polvilho + 30 gramas de farinha de trigo sarraceno + 20 gramas de farinha de amêndoas

Misture as diferentes farinhas com o psílio, a goma xantana e o fermento. Reserve.

Na cuba da sua batedeira, misture o açúcar, a baunilha e o leite. Junte depois a margarina amolecida, o mel, o vinagre e os ovos. Acrescente por fim a mistura de farinhas reservada e deixe bater uns 10 a 15 minutos.

Coloque depois em local morno até começar a levedar e depois coloque tapada com um plástico no frigorífico entre 8 a 12 horas (tento fazer a massa ao fim do dia para ficar no frio durante a noite). Passado esse tempo, divida a massa em pequenas bolas e coloque um a dois quadrados de chocolate no centro, fechando-as em seguida.

Deixe levedar de novo, cerca de uma hora, pincele depois com a mistura de gema e leite, e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC. Passados 10 minutos, reduza para 180ºC e deixe cozer mais 10 a 15 minutos até as bolas adquirirem um tom dourado escuro. Desligue o forno e faça um arrefecimento gradual. Pode congelar algumas, pois recuperam toda a sua “glória” após descongelamento.


































Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...