INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Para além do glúten

Imagem retirada da Net
Há uns anos atrás, quando o supermercado Mercadona em Espanha lançou pizzas congeladas sem glúten, comprei duas para experimentar. Das duas vezes, o meu filho ganhou febre após o seu consumo. Nele, este é o único sintoma de contaminação. Um dos ingredientes da pizza era o amido de trigo sem glúten. Considerando que a pizza respeitava a legislação dos 20 ppm, pareceu-me que esse seria o único ingrediente suspeito, e nunca mais comprei produtos que o tivessem. Este artigo recente, que reporta uma pesquisa ainda não conclusiva mas altamente sugestiva, fez-me lembrar as minhas suspeitas de que haverá algo mais no trigo, para além do glúten, que provoca uma resposta imunológica.

“Poderiam as proteínas que não o glúten desempenhar um papel na doença celíaca?
Embora os alimentos sem glúten estejam na moda entre os preocupados com a saúde, eles são necessários para aqueles com doença celíaca. Mas o glúten, o gatilho principal para os problemas de saúde nesses pacientes, pode não ser o único culpado. Os cientistas relatam no 'Journal of Proteome Research” que as pessoas com a doença também têm reações a proteínas do trigo para além do glúten. Os resultados poderão ajudar os cientistas a entender melhor como a doença funciona e ter implicações no seu tratamento.

Armin Alaedini, Susan B. Altenbach e colegas destacam que os sintomas da doença celíaca aparecem quando alguém com a doença come trigo, centeio ou cevada. A investigação demonstrou que o grupo de proteínas conhecidas como o glúten de trigo, que neste compõem cerca de 75 por cento de todas as suas proteínas, provoca uma reacção imunológica em pessoas com doença celíaca. Como resultado, os pacientes experimentam problemas, tais como diarreia, dor abdominal, anemia e deficiências nutricionais. Actualmente, o único tratamento recomendado é evitar completamente os alimentos que contêm glúten. Os cientistas têm ignorado as proteínas que não o glúten, e os poucos estudos sobre o seu potencial papel na doença celíaca têm produzido resultados conflituantes. As equipas de Alaedini e Altenbach quiseram investigar o assunto.
Os investigadores descobriram que um número substancial de sujeitos com doença celíaca e dermatite herpetiforme (uma erupção cutânea associada com a doença) teve uma reacção imune a cinco grupos de proteínas que não o glúten. Os cientistas concluem que a pesquisa actual e futura de tratamentos clínicos para a doença celíaca deve levar em conta as proteínas do trigo para além do glúten.


Resumo

Embora a especificidade antigénica e relevância patogénica da reactividade imunológica ao glúten na doença celíaca tenha sido extensivamente estudada, a resposta imunológica a proteínas do trigo que não o glúten não foi caracterizada. O nosso objetivo foi investigar o nível e especificidade molecular da resposta de anticorpos contra as proteínas que não o glúten de trigo na doença celíaca. As amostras de soro de pacientes e controles foram seleccionados para reactividade ao anticorpo IgG e IgA a um extrato de proteína que não o glúten do cultivar de trigo Triticum Aestivum 'Butte 86'. Os anticorpos foram ainda analisados quanto à reactividade para as proteínas não-específicas do glúten por eletroforese bidimensional em gel e imunotransferência. As moléculas imunorreactivas foram identificadas por espectrometria de massa em tandem. Comparados com os controlos saudáveis, os pacientes apresentaram níveis significativamente mais elevados de reatividade de anticorpo para proteínas que não o glúten. As principais proteínas que não o glúten, alvos do anticorpo e imunorreactivas, foram identificadas como serpinas, purinins, α-amilase / inibidores da protease, globulinas, e farinins. A avaliação da reactividade com as proteínas recombinantes purificadas confirmou adicionalmente a presença da resposta de anticorpos para antigénios específicos. Os resultados demonstram que, para além da reacção imunológica bem reconhecida ao glúten, a doença celíaca está associada a uma resposta humoral forte dirigida a um subconjunto específico das proteínas que não o glúten de trigo.”

1 comentário:

Juca disse...

O meu problema não é tanto o gluten e sim o trigo em si, pelo que muitas das vezes não consumo produtos que digam apenas gluten free, têm que ser wheat free também ...gostei deste artigo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...