INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pão do Félix

Mais uma receita de pão que, como já se disse aqui, nunca são demais... Deste feita, a inspiração veio do blog italiano Un Cuore di Farina Senza Glutine, e deste vídeo com o passo a passo da receita de pão branco comum do Félix, um dos autores do blog. Não tendo disponíveis as farinhas que utiliza, fiz uma aproximação com base na composição das farinhas italianas e resultou bem. A outra alteração foi o acrescento da "massa velha" ou "isco" em vez do fermento seco (5 gramas na receita original). A massa velha é um pedaço de massa (50 a 100 gramas) de uma receita de pão anteriormente feita, e guardada no frigorífico (até uma semana), que se junta à massa do momento para uma textura e sabor mais ligeiros.

Ingredientes:
280 gramas de farinha Schar Mix B
120 gramas de farinha Doves Farm White Self-Raising
100 gramas de farinha Proceli
10 gramas de psílio
400 gramas de água morna
20 gramas de azeite
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de sal
50 gramas de “massa velha”

Para pincelar:
Água q.b.
Azeite q.b.

Misture na cuba da sua batedeira as farinhas com o psílio. À parte, misture o mel com a água. Verta este preparado na farinha e misture. Acrescente, entretanto, o sal e o azeite. Verifique a consistência da massa e acrescente água aos poucos, se necessário (confira nas imagens do vídeo qual a consistência desejada). Por fim, junte a massa velha, e bata durante 5 a 10 minutos. Tape com um pano húmido e deixe levedar, em local morno, 1H30.

Após esse período, retire a massa para uma superfície bem enfarinhada com farinha de milho (Ceifeira) e manuseie-a com cuidado até formar um rolo. Com uma faca larga e afiada, corte rodelas de massa. Tape-as de novo com o pano húmido e deixe-as levedar enquanto leva um tabuleiro refractário ou pedra de pizza ao forno a 230ºC durante 20 minutos. Coloque ao mesmo tempo um pequeno recipiente metálico com água no fundo do forno para ajudar a criar vapor que, por sua vez, ajuda a obter uma crosta mais estaladiça. 

Terminado este período, pincele os pães com uma mistura em partes iguais de água e azeite. Polvilhe a pedra (ou o tabuleiro) com mais farinha de milho  e coloque os pães em cima. Coza a 230º durante os primeiros 10 minutos e a 200ºC os restantes 20 minutos. Desligue o forno e deixe arrefecer gradualmente.






















7 comentários:

Anónimo disse...

Que bom aspecto, parecem ciabattas! Acha que dá para usar outra farinha que não a Proceli? Não a encontro.

Rita

Anónimo disse...

Obrigada pela receita, gostava de a fazer, mas não encontro psílio- para que serve e pode seer substituido?

Lucente disse...

Olá Rita, penso que poderá usar outra farinha que não a Proceli, desde que tenha uma composição semelhante, talvez a Special Line do El Corte Inglés ou a farinha para pão do Jumbo. A Proceli pode encontrar no Hipercor, ou em lojas online, indicadas no lado direito do blog.

Lucente disse...

Quanto ao psílio, se entender espanhol, o Jordi do blog MaMaFermenta explica muito bem: http://mamafermenta.wordpress.com/2013/05/13/psyllium-husks-como-sustituto-del-gluten/

O psílio que uso é da marca Finax, disponível online.

Mar de Inverno disse...

Olá! Acompanho o vosso blog com bastante interesse e já fiz algumas receitas postadas, com sucesso o que muito agradeço. E toda a informação acerca da DC. Inicialmente comprei psilio no celeiro, mas deixaram de ter em pó e depois encontrei na myprotein, bem como a goma xantana, a preço muito mais acessivel. encomendo online e não demora muito. Também têm sempre promoções o que faz ainda mais valer a pena. Espero ter contribuido. Muito Grata! Lénia

Mar de Inverno disse...

deixo ficar o link : http://pt.myprotein.com/elysium.search?autocomplete=searchsuggestion&search=cascas%20de%20psilio%20integrais

Lucente disse...

Obrigada pelo feedback Mar de Inverno, e pela dica, é sempre bom saber que o blog é útil!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...