Até há pouco tempo conhecia apenas a Galette des Rois, o bolo-rei dos franceses, feito com massa folhada e creme de amêndoa, uma pequena delícia. Contudo, recentemente vi várias receitas de galettes de fruta e num formato diferente do tradicional. Quando a Larpeira Sin Glúten apresentou a sua versão, não resisti e "roubei" a receita. Em boa hora o fiz, não sobrou nem uma fatia para o lanche.
Ingredientes:
1 receita de massa para tarte
4 pêssegos maduros
125 gramas de amoras
4 colheres de sopa de farinha de arroz
Açúcar mascavado a gosto
Doce de chila a gosto (usei a marca Sabores do Campo)
Prepare a massa da tarte. Reserve no frigorífico.
Descasque e corte a fruta. Misture a farinha e o açúcar com a fruta, envolvendo bem. Reserve.
Estique a massa com um rolo entre duas folhas de papel vegetal, até formar um círculo com meio centímetro de espessura. Cubra a massa com o doce de chila deixando uma borda de 2 a 3 centímetros; coloque a fruta sobre o doce e, com a ajuda do papel vegetal, levante a borda e cubra parte da fruta, pressionando a massa.
Leve a forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 a 40 minutos, até a massa obter uma cor dourada. Pode-se servir quente ou fria.
2 comentários:
Boa noite,queria saber se é possivel fazer rissois sem gluten, caso seja possivel qual é a farinha melhor? Obrigada.
Olá,
Nunca fiz rissóis pois costumo comprar, mas a minha mãe experimentou fazer há pouco tempo com a farinha doves farm white self-raising e saíram muito bem. Pode encontrar esta farinha no corte inglés ou no celeiro; encontra também online na amazon uk.
Enviar um comentário