INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 30 de abril de 2013

Sensibilidade ao glúten no El País

A edição de ontem do jornal espanhol El País traz um artigo muito actual e completo sobre a amplitude das condições associadas ao glúten, escrito pela directora da Associação de Celíacos e Sensíveis ao Glúten da Comunidade de Madrid, Manuela Márquez. Para quem é novo nestas andanças, a sua leitura é essencial pois em poucos parágrafos se resumem os avanços e dilemas da temática da sensibilidade ao glúten.


“SENSIBILIDADE AO GLÚTEN
Comer sem glúten representa um custo adicional de cerca de 1500 euros por pessoa por ano

Actualmente, presume-se que o glúten esteja por detrás de múltiplas patologias. A mais estudada e mais conhecida é a doença celíaca, que afecta 1% da população. Embora muito menos comum, também existe uma alergia alimentar ao glúten. No entanto, a mais comum condição patológica causada pela ingestão de glúten (estimativas afirmam que afecta até 6% da população) é chamada de sensibilidade ao glúten não celíaca. Esta entidade, para a qual ainda não há testes de diagnóstico, ganhou grande popularidade nos últimos anos. Esta é a razão pela qual muitas pessoas seguem uma dieta isenta de glúten.

A doença celíaca é a forma de sensibilidade ao glúten mais estudada e mais conhecida. De acordo com a definição mais recente, publicado em 2012 pela Sociedade Europeia de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição (ESPGHAN), a doença celíaca é uma doença sistémica de base imunológica causado pela ingestão de glúten em indivíduos geneticamente predispostos. É caracterizada pela presença de uma concentração variável de condições dependentes do glúten, de anticorpos específicos no sangue e enteropatia. Esta é a doença crónica mais comum e afecta o intestino de 1% da população, em média, com uma distribuição mundial. No caso da Comunidade de Madrid, de acordo com os resultados de um estudo de prevalência realizado pelo Ministério da Saúde na região, em 2008, em crianças em idade escolar entre os 6-18 anos, a doença celíaca afecta 1 em cada 79 indivíduos nessa faixa etária, mas é diagnosticada em apenas 35% (1 em 3, aproximadamente). Estima-se que 85% dos pacientes com doença celíaca (6 em 7) não sabem que têm a doença.

A doença celíaca não diagnosticada pode prejudicar a saúde a longo prazo. Estão descritas numerosas desordens auto-imunes, doenças endócrinas, neurológicas, psiquiátricas ou reprodutivas cujo aparecimento pode ser favorecido pelo consumo contínuo de glúten. A estas devem ser adicionadas outras situações que afectam a qualidade de vida dos pacientes, como fadiga intensa e contínua, fraqueza muscular e osteoporose.

A sensibilidade ao glúten não-celíaca é um conceito mais amplo e que abrange aqueles pacientes em que o glúten parece responsável pelo sofrimento da patologia, com base em evidências clínicas, embora os testes de diagnóstico para a doença celíaca sejam negativos. Neste momento, não há testes de diagnóstico específicos para a sensibilidade ao glúten não-celíaca, assim que primeiro se exige que o diagnóstico de doença celíaca seja excluído (ou qualquer outra suspeita de patologia, incluindo a alergia ao glúten), e se faça depois uma dieta isenta de glúten para ver se o paciente recupera. Se assim for, recomenda-se reintroduzir temporariamente na sua dieta o glúten para verificar se há uma recaída. Deste modo, será diagnosticado com sensibilidade ao glúten não-celíaca. Nos últimos dois anos tem havido muitos estudos científicos relacionados com esta questão que é cada vez mais difundida na sociedade. Os primeiros estudos têm encontrado prevalências de cerca de 6%. Talvez esta seja a razão pela qual um número crescente de pessoas faz uma dieta isenta de glúten, apesar de não serem celíacos, ou que optam por fazê-lo por conta própria, sem qualquer orientação médica.

A alergia aos cereais com glúten pode ser causada pelo próprio glúten ou por outros componentes desses cereais. Em geral, afecta um número não superior a 0,1% da população. Se a alergia é causada pelo glúten, geralmente é um tipo de alergia a alimentos e deve-se efectuar o diagnóstico correspondente que requer testes cutâneos (skin prick test) e de sangue para avaliar os níveis de imunoglobulina E (IgE) específica. Em caso de alergia, isto deve ser confirmado por um teste de desafio controlado num centro médico.

As manifestações clínicas da sensibilidade ao glúten, seja a doença celíaca ou a sensibilidade ao glúten não celíaca, incluem uma vasta gama de sinais e sintomas clínicos que se sobrepõem com os de outras doenças, tais como a síndrome do intestino irritável ou até fibromialgia e fadiga crónica. Isto para além da variedade de sintomas digestivos com que se podem apresentar (vómito, diarreia, obstipação, distensão abdominal, flatulência, dispepsia, etc.) e problemas relacionados com a má absorção de nutrientes (atraso do crescimento, anemia por deficiência de ferro, osteoporose), que podem ser acompanhados por alterações auto-imunes e endócrinas (diabetes tipo 1, tiroidite auto-imune), neurológicas (enxaqueca, deficit de atenção, perda de memória, demência precoce), psiquiátricas (ansiedade, depressão, anorexia) ou reprodutivas (infertilidade, menarca tardia, menopausa precoce, abortos de repetição). A gravidade ou intensidade dos sintomas pode variar desde muito discreta ou ausente, a muito grave.

Mais informação
O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e, em menor extensão, a aveia. É responsável pela elasticidade das massas feitas a partir da farinha de cereais e permite, com a fermentação, que o volume dos pães aumente, obtendo uma consistência elástica e esponjosa. Além disso, a sua utilização na indústria alimentar, quer como um ingrediente ou aditivo por razões tecnológicas, é comum no desenvolvimento de produtos que não vêm de cereais, tais como, por exemplo, um iogurte de morango ou molho de tomate. Por esta razão, a maioria dos produtos manufacturados que podemos encontrar em qualquer estabelecimento não podem ser consumidos por pessoas que sofrem de uma sensibilidade ao glúten.

A dieta sem glúten requer, portanto, que se evite todos os produtos cuja matéria-prima é o trigo, cevada, centeio ou aveia (farinha, pão ralado, massas, cereais matinais e toda a gama de produtos de padaria, pastelaria e bolos), bem como aqueles que têm utilizado derivados destes grãos (glúten, amido, farinha, etc.) na sua preparação. É importante ressaltar que, de acordo com o Regulamento CE Europeu 41/2009, os produtos rotulados "sem glúten", ou aqueles considerados "adequados para celíacos" nas listas produzidas pelas associações de doentes, pode conter até 20 partes por milhão (ppm) de glúten, ou seja, 20 mg de glúten por kg de produto. Portanto, é aconselhável basear a dieta isenta de glúten, em alimentos de preferência naturais, não processados ​​(frutas, verduras, legumes, carnes, peixes, frutos do mar, ovos, etc.), já que uma dieta baseada em produtos industrializados, mesmo se "sem glúten", pode ​​impedir a recuperação do paciente adequada ou mesmo ser um gatilho para recaídas.

A que se deve o auge ou a moda da dieta isenta de glúten? Por um lado, a doença celíaca, embora permaneça amplamente desconhecida, mesmo para os médicos responsáveis ​​pelo diagnóstico, especialmente os clínicos não pediátricos, os diagnósticos são cada vez mais fáceis. A isto deve ser adicionado o grande número de casos de sensibilidade ao glúten não-celíaca que estão a ser diagnosticados e que, portanto, também devem uma fazer dieta sem glúten. Isso faz com que a dieta isenta de glúten se esteja a tornar mais conhecida na sociedade. Por outro lado, são os fabricantes de produtos especiais sem glúten (que utilizam matérias-primas alternativas aos cereais com glúten), bem como aqueles que desenvolvem produtos de consumo geral, que cada vez mais evitam o uso de ingredientes que contêm glúten. Estes contribuem também para uma melhor compreensão da dieta isenta de glúten. Sem dúvida, há um novo e grande grupo emergente de consumidores potenciais aos quais interessa chegar. Com o que se sabe até agora, se todos os casos de sensibilidade ao glúten fossem diagnosticados, 7% da população teria que seguir uma dieta isenta de glúten.

Também se deve ter em mente o papel das associações de doentes que, dado o aumento do número de casos, têm mais recursos para exigir uma melhor qualidade de vida para estes, e trabalhar com o governo, profissionais de saúde, fabricantes, profissionais de hotelaria e meios de comunicação para atingir este fim.

Finalmente, considere que o que se come normalmente é pouco saudável e para resolver este problema muitas pessoas decidem fazer uma dieta. Entre as opções disponíveis no mercado, a dieta isenta de glúten está a ganhar terreno, talvez por causa da sua novidade, em relação às outras, tais como as dietas de emagrecimento. Em si, a dieta sem glúten não é mais saudável do que uma dieta normal bem regrada, mas como a dieta habitual, na prática, não é tão variada e equilibrada como deveria, a dieta isenta de glúten torna-se uma opção para melhorar os hábitos alimentares, já que comer sem glúten implica consumir alimentos, de preferência, naturais e seleccionar cuidadosamente os produtos fabricados a consumir.

6 em cada 7 doentes celíacos desconhecem que padecem desta condição
A doença celíaca deve ser considerada um problema de saúde pública devido à sua alta prevalência, especialmente se se começar a considerar os casos de sensibilidade ao glúten não-celíaca. Estas condições não envolvem sérias complicações quando detectadas precocemente. No entanto, o atraso no diagnóstico faz com que o paciente acabe com uma doença crónica e veja reduzida a sua qualidade de vida, para além de isto gerar mais gastos com a saúde. Portanto, é importante que o governo se envolva na melhoria do diagnóstico destas doenças e facilite o acompanhamento da dieta isenta de glúten, seja por uma adequada regulação da rotulagem de produtos sem glúten ou ajudando as famílias a lidar com o alto custo dos chamados produtos especiais sem glúten, tais como pães, massas e cereais de pequeno-almoço. Estima-se que o alimentar-se sem glúten traga um custo adicional de cerca de 1500 euros por pessoa por ano."

2 comentários:

Lipita disse...

Obrigada, pela partilha de informação. Como sempre, o Vidas sem Glúten atento a noticias esclarecedoras, completas, e muito úteis. Keep going! *bj sem espiga.

Lucente disse...

Obrigada Lipita pelas simpáticas palavras!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...