INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Manteiga de coco

Uma receita tão fácil, tão fácil que até parece magia: o meu marido nem acreditava que, de coco ralado, pudesse surgir esta "manteiga" cremosa. Uma boa alternativa à manteiga para quem não consome lactícinios, seja para espalhar no pão, seja para cozinhar. Receita daqui.

Ingredientes:
300 gramas de coco ralado (usei marca Continente)

Coloque o coco no copo da trituradora (usei o acessório para liquidificar que vem com o meu robot de cozinha Kenwood) e ligue o aparelho a velocidade média/alta, durante 15 minutos, ou até o coco liquidificar. Páre de tempos em tempos para raspar o coco que fica nas paredes do copo.

Quando a manteiga estiver pronta, passe para um frasco limpo e deixe solifidicar à temperatura ambiente. Se preferir, pode colocar uma a duas colheres de chocolate em pó (ou farinha de alfarroba), antes da manteiga solidificar, para uma alternativa à Nutella.










































10 comentários:

Joana disse...

E o sabor é bom? É saborosa para barrar o pão?

Lucente disse...

Bem, sabe, como seria de esperar, a coco :-) Para barrar no pão, só para quem gosta muito de coco, daí a sugestão de juntar chocolate ou alfarroba. Mas para cozinhar funciona bem especialmente em pratos com molhos, tipo caril e strogonoff. O site da coconut mama tem bastantes receitas feitas com esta manteiga, assim como no da Tropical Traditions: http://www.tropicaltraditions.com/coconut_cream_concentrate.htm

Anónimo disse...

Não percebi, como é que sumo de coco solidifica e vira manteiga?

Lucente disse...

Não é sumo de coco, é o coco ralado que, quando triturado, fica líquido e solidifica quando arrefecido... Também duvidava que acontecesse antes de o fazer, é bizarro :-)

Daniela disse...

Eu tentei fazer com o 1,2, 3 e o coco ralado ficava todo "colado" na parte de baixo :( comecei a juntar pequeninas quantidade de água para ver se ele ficava mais humido, e não ficou desse genero.

Não tentei no liquidificador pois tive receio que o coco ralado ficasse preso na parte de baixo.

Ideias para melhorar isto?

Obrigada

Lucente disse...

Daniela, penso que tenha mesmo de fazer no liquidificador. De início irá colar à lâmina mas aos poucos começa a liquidificar e a soltar- se. No entanto, demora uns bons quinze minutos com a máquina a funcionar para atingir o ponto.

Daniela disse...

Obrigada

Vou tentar e depois digo o resultado!

Jacke disse...

Com todo respeito, esta receita não dá certo com um liquidificador ou processador comum, sem muita potência. Tentei fazer num processador "comum" a aparelho começou a cheirar queimado, então resolvi fazer num liquidificador da oster reverter que tenho e deu certo, mas o tempo de preparo foi muito superior ao informado na receita acima. Peço o cuidado de informar nas receitas o aparelho utilizado (potência principalmente), pois em alguns casos faz toda a diferença na receita. No caso desta receita, faz toda a diferença. abraço.

Lucente disse...

Jacke, obrigada pelo feedback. Se reparar no texto, eu refiro qual o aparelho que usei, neste caso o meu robot kenwood chef com o acessório de liquidificador (inclusive tem o link para o aparelho).

Efectivamente, demorou quinze minutos para atingir o ponto e é o tempo identificado também na receita original. Claro que, como diz, aparelhos diferentes poderem ter performances diferentes, daí eu ter especificado o aparelho que usei.

seabra disse...

Boa noite, faço na Bimby, 2 min. na vel 8. poupo 10€ em frasco.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...