INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



domingo, 12 de fevereiro de 2012

Entre tachos e panelas

Depois de descobrir aqui a receita do No Knead Bread, ainda que cinco anos depois de ser publicada no NY Times,  fiquei a pensar como se poderia aplicá-la ao pão sem glúten. O pão, cujas particularidades se traduzem em não ser amassado, ficar a levedar durante cerca de 18 horas e, por fim, ir a cozer ao forno dentro de uma panela de ferro fundido, tinha um aspecto demasiado tentador para não me por a pensar como adaptá-lo.

Concluí que o ideal seria adoptar a parte da panela de ferro fundido, visto que o segredo parecia ser esse: as altas temperaturas que a panela suporta e a humidade que retem devido à sua tampa, recriam o ambiente de um forno profissional de padaria e permitem que o pão adquira uma crosta estaladiça. A panela da Le Creuset recomendada por muitos, tinha um preço proibitivo, mas em pesquisas pela Net, encontrei vários padeiros caseiros que diziam que a panela senior da Ikea funcionava igualmente bem.

Uma ida ao Ikea e 40 euros depois, a panelinha já estava pronta para entrar ao serviço... e fez tudo o que diziam que fazia. Usei esta receita e, em vez de levar o pão ao forno numa forma, coloquei a massa na panela que esteve a aquecer no forno durante 20 minutos (mínimo) a 230ºC. Pode-se salpicar o fundo da panela com farinha antes de colocar a massa para prevenir que esta se pegue, mas se a panela estiver suficientemente quente, em teoria, não pega (cuidado com as queimaduras).

O pão que saiu do forno, após 30 minutos a cozer tapado e mais dez destapado, saiu a crepitar, a dar estalinhos, como se festejasse. Eu também festejava, o ter feito um pão que não deve nada ao pão com glúten, e que qualquer pessoa acreditaria ser um pão "normal". Pão agora, cá em casa, é na panela.









3 comentários:

nocontemgluten disse...

MA-RA-VI-LHO-SO!!!!!Parabéns, você se superou!Também quero essa panela!!!rssss!!!

Leila disse...

Ha alguns anos atras eu fiz essa versao normal e gostei bastante. agora vendo o teu pao me deu vontade de testar. Ficou lindo! Parabens!

Lucente disse...

Obrigada pelos comentários. Realmente, para quem pode, vale a pena fazer o esforço e adquirir uma panela destas. Nunca tinha conseguido uma crosta como esta... pena as fotos não mostrarem exactamente como ficou.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...