INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sábado, 31 de janeiro de 2015

Bolo de wafers

O que é que se faz com uma máquina para fazer cones de gelados em pleno Inverno quando só apetece alimentos e bebidas quentes? Um bolo de wafers. Quando vi esta receita, guardei a ideia na pasta "A Fazer", e agora foi a altura. Fácil e rápida!

Ingredientes:

Coulis
400 gramas de morangos
100 gramas de açúcar mascavado claro
1 colher de sopa de sumo de limão

Prepare primeiro os morangos e coloque-os depois com o açúcar num tacho e leve a lume brando. Junte o sumo de limão e vá mexendo até que o açúcar derreta e os morangos amoleçam. Por fim, triture os morangos com a varinha mágica.

Cobertura de chocolate
80 gramas de chocolate de culinária Nestlé
Leite a gosto

Leve o chocolate com um pouco de leite ao lume, vá mexendo e acrescentado leite consoante queira uma cobertura mais ou menos espessa.

Faça então as wafers consoante a receita. De seguida, vá alternando as wafers com o coulis e coloque a cobertura de chocolate por cima da última wafer deixando escorrer pelos lados.


























10 comentários:

Avelã disse...

Então... As wafers podem fazer-se tipo crepes? A máquina faz redondo e depois unes? Não percebi muito bem :P
É um grande drama - máquinas de gelados, iogurtes ou, sei lá, de fazer cones de gelado parecem um investimento inútil no Inverno. O que me faz ter renovada esperança para os catálogos de cozinha do Lidl no Verão. Quero uma máquina de coneees :P
Fui ver a receita original e é um bolo mesmo bonito, nos dois blogs! Parece um bolo de crepes, mas melhor porque um bolo de crepes não me atrai particularmente (parece escorregadio... como uma lontra esmagada numa torre de lontras esmagadas. Se calhar é o trauma de quando a minha tia fez e pôs chantilly a mais, aquilo escorregava por todos os lados. Ainda por cima eu gosto de saborear o bolo/massa em si mais do que a cobertura... É como com as frigideiras. Eu como primeiro À volta porque gosto mais da parte da carne com um bocado de massa folhada, a minha avó é estranha e PREFERE A MASSA, o que é mesmo estranho :P). As mil e uma camdinhas ficam muito atractivas, digo-te sinceramente que me estou a babar :P essa foto da fatia! Parece bebinca, adoro as camadinhas assim fininhas. Ou pelo menos vê-las. E o chocolate a derreter assim... O chocolate está mesmo perfeito e brilhante, especialmente no canto inferior esquerdo :) Mais uma razão para O LIDL TER UMA MÁQUINA DE CONES (pode ser que eles ouçam se eu «gritar»...)!
Beijinhos :)

Lucente disse...

Obrigada pelo comentário! A wafer enrola-se quente e mole num acessório até solidificar em forma de cone... Não esperes pelo Lidl, no post tem o link do site onde encomendei, foi mais ou menos o preço da máquina do Lidl.

Ai, frigideiras, que saudades...

Maria João disse...

Mts parabéns pelo blog. O meu marido foi diagnosticado há uma semana com doença celíaca. Andamos obviamente com pesquisas e mais pesquisas. Comprei farinha sem gluten (não vivo em Portugal) mas tenho a sensação que a farinha deixa os bolos mais secos que a outra. Estou certa ou foi só coincidência? Qual a farinha que aconselha? Vi que o celeiro tem uma grande gama, mas não sei se existirão outros sitios. Mt obrigada.

Lucente disse...

Obrigada Maria João. Experimente a farinha Doves Farm White self-raising e pode usar as suas antigas receitas ela por ela. Nunca tive problemas em adaptar receitas desde que a comecei a usar.
Normalmente, as farinhas sem glúten, exactamente por não terem glúten, vão deixar uma textura mais esfarelada. A goma xantana ajuda a compensar esse defeito... Pode também aumentar um pouco aos líquidos, ovos ou à gordura.
Há um grupo no Facebook que aconselho, caso tenha conta que é o Viva Sem Glúten Portugal, onde poderá encontrar mais info sobre produtos e receitas.
No início, a dieta parece um bicho de sete cabeças, mas rapidamente vemos que não. Qualquer dúvida, disponha!

Telita disse...

Deve ser tão bom.

______________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha

Maria João disse...

Obrigada Lucete! Ainda só fiz um bolo e usei exactamente essa farinha. Aqui em Dublin a marca que se vende mt é essa. E onde encontro a goma xantana aí por Portugal? A dieta em casa consegue-se fazer bem e tudo se controla porque eu faço tudo caseiro, portanto é só adaptar. O pior mesmo serão as férias passadas em Portugal e noutros locais. Acabaram-se as jantaradas :( Mas td se resolve. Continuarei a vir ao blog pois tem receitas mt mt boas!!
Bjinhos e obrigada

Lucente disse...

Maria João, a goma xantana vende-se no Celeiro e no Supercor. Em Portugal a dieta será certamente menos fácil, mas faz-se, o pior é mesmo comer fora. Mas há muita partilha de informações e isso ajuda. Qualquer dúvida, diga.

Lucente disse...

É bom sim, Ana Teles!

Maria João disse...

Hoje comemos pizza fora de casa!! Ele sem gluten, eu light e vegetariana! Pedimos ao manager do restaurante, mt conceituado, para ver onde faziam as pizzas sem gluten para ficarmos descansados por causa da contaminação cruzada! E ficamos :) Por aí a pizza hut não è amiguinha dos celiacos??? :)
Amanhã vou experimentar a torta do outro post!

Lucente disse...

Maria João, que bom, pizza sem glúten! Cá por casa, fazemos e fica bem. Fora de casa, só há na telepizza, mas é cara e nada de especial. Há uma pizzaria em Matosinhos, mas a massa da pizza não presta; há outra em Albufeira, mas nunca provei. Pode ser que a Pizza Hut comece a vender agora que vão também vender nos EUA.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...