INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Moletinhos de São Vicente

Há já algum tempo que procurava “acertar” com a receita dos moletinhos. Para os bracarenses, esta é uma das mais reconhecidas referências gastronómicas locais: vendidos apenas por ocasião das festas de São Vicente e de São José (dia do Pai) assemelham-se ligeiramente aos pães de leite, mas têm um sabor particular. Diz-se que são criação da Doçaria de São Vicente, e apesar de, hoje em dia, se venderem em quase todas as pastelarias, com várias disputando o título do “Melhor Moletinho”, o facto é que a receita não é muito sabida fora deste comércio.

Quando fiz o bolo-rainha, com a sua massa tão versátil, pensei que, com algumas alterações, poderia recriar os ditos moletinhos. Pus mãos à massa, literalmente, e foi um sucesso: pela falta do glúten, não serão iguais, mas o sabor e a memória estavam lá. A farinha Mix Brot Dunkel continua a não deixar créditos por mãos alheias e, no dia seguinte, os moletinhos mantinham a sua textura e frescura, como se tivessem sido comprados na pastelaria.


Obviamente, para quem não tem restrições alimentares com o glúten, é muito mais fácil e parte de uma tradição ir comprá-los à Doçaria de São Vicente. Mas estes os meus filhos podem comer e, além disso, posso fazer moletinhos em qualquer altura que isto é coisa que merece ser provada mais do que duas vezes ao ano.

Ingredientes:
Isco
100 gramas de farinha Proceli
85 ml leite/leite morno de amêndoa Provamel
5 gramas de fermento fresco Levital
Desfaça o fermento no leite, junte a farinha, misture bem e guarde num recipiente fechado durante, pelo menos, três horas.

Massa:
100 gramas de farinha Mix B Schar
150 gramas de farinha Proceli
100 gramas de farinha Mix Brot Dunkel Schär
6 gramas de psílio em pó Finax
4 ovos M
125 gramas de leite/ leite de amêndoa Provamel
25 gramas de vinho do Porto
10 gramas de fermento fresco Levital
40 gramas de mel
125 gramas de açúcar
80 gramas de manteiga/ margarina Vitaquell amolecida
Raspa de uma laranja
2 colheres de chá de canela
Para pincelar:
1 gema
Leite/ leite de amêndoa q.b.

Tire a manteiga/ margarina do frigorífico e reserve.

Junte as farinhas com o psílio, o açúcar, a canela e as raspas da laranja. Reserve.

Na cuba da sua máquina do pão junte o fermento desfeito no leite, o mel e o vinho do Porto. Acrescente os ovos batidos e, depois, a farinha reservada. Ligue no programa Massa (na minha máquina demora 28 minutos); passados cinco minutos, acrescente o isco; cinco minutos depois, acrescente a manteiga/ margarina amolecida.

No final do programa, coloque a massa numa tijela, tape com um plástico e leve ao frigorífico durante, pelo menos, oito horas.

Coloque a massa em cima de papel vegetal oleado com azeite e faça bolas com 35 a 40 gramas cada. Coloque-as numa forma quadrada alta, forrada a papel vegetal, encostadas umas às outras.

Coloque a forma dentro do forno desligado, com uma tijela com água a ferver, durante 1H30 a duas horas para levedar outra vez. Terminado esse tempo, pincele com a gema misturada com o leite. 

Vai de novo ao forno pré-aquecido a 200ºC, passados 5 a 10 minutos reduza para 180ºC e deixe cozer mais 20 a 25 minutos. Se começar a ficar muito tostado, cubra com papel de alumínio. Quando estiverem prontos, faça um arrefecimento gradual; estando morno, pincele os moletinhos com geleia de marmelo aquecida.














Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...