INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Festas sem glúten

Espero que estejam todos a ter umas festas felizes, com saúde e sem glúten. Ao caminharmos para o fim das festas com o Dia dos Reis, deixo a receita das broas castelares que animaram o nosso Natal, adaptada do site Sabor Intenso.
Um excelente ano de 2015 para todos!

Broas Castelares
Ingredientes:
500 gramas de batata-doce cortada em pedaços grandes
300 gramas de açúcar
200 gramas de farinha de milho fina Ceifeira
100 gramas de amêndoa moída Continente
60ml de mel
2 ovos
80 gramas de farinha Doves Farm white self raising
Raspa de 1 limão
Raspa de 1 laranja pequena
2 gemas de ovo mexidas


Numa panela com água a ferver, coloque a batata-doce a cozer durante 30 minutos. Passado esse tempo e quando a batata-doce estiver cozida, escorra-a e faça puré.

Num tacho largo, coloque o puré e metade do açúcar. Misture muito bem e leve ao lume. Deixe cozinhar em lume médio sem parar de mexer até que comece a ferver e a descolar do fundo. Retire do lume e deixe arrefecer até amornar.

À batata-doce morna, adicione o mel e os 2 ovos partidos. Mexa muito bem com uma colher. Junte a raspa de limão, de laranja e o restante açúcar. Mexa muito bem até que tudo fique bem misturado. Misture bem a amêndoa moída, a farinha Doves Farm e, por fim, a farinha de milho.

Quando tudo estiver bem misturado, leve novamente ao lume. Deixe cozinhar em lume brando, sem parar de mexer até que a massa descole totalmente do fundo. Depois da massa cozinhada, retire do lume e deixe arrefecer até que consiga moldar.

Com a massa, faça bolinhas de aproximadamente 30 gramas. Enrole cada bola em formato de croquete e achate para que fique oval. Coloque as broas num tabuleiro de ir ao forno, coberto com papel vegetal. Pincele as broas com as gemas de ovo.

Leve ao forno pré-aquecido a 230ºC e deixe cozer entre 10 a 15 minutos. Quando as broas estiverem loirinhas, retire-as do forno e deixe arrefecer. Depois de frias, estão prontas a servir.











A nossa mesa de Natal 100% sem glúten

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...