INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



domingo, 28 de setembro de 2014

"Parmesão" sem glúten

Não sendo difícil encontrar queijo parmesão sem glúten, não pude resistir a experimentar esta receita quando a encontrei: queijo parmesão ralado de origem vegetal! O único senão é que o ingrediente "secreto" era o Nutritional Yeast, que não se encontra à venda em Portugal (eu, pelo menos, não o encontrei).

O problema foi solucionado com uma encomenda ao site americano Iherb cujo catálogo inclui imensos produtos sem glúten. No entanto, a única maneira de manter os custos baixos e evitar taxas alfandegárias é apontar para um valor total abaixo dos 35€ e do 1,8 quilo. 

O facto é que a encomenda cá chegou e experimentei a receita quase de imediato; no entanto, preferi usar amêndoa ao invés do caju, apenas porque não gosto deste último. A verdade é que o produto final não é igual ao parmesão ralado, mas aproxima-se o bastante para ser uma alternativa válida para quem segue uma dieta sem lacticínios.

Ingredientes:
100 gramas de amêndoas em pó
30 gramas de Nutritional Yeast em pó
1 colher de chá de sal fino

Misture tudo até obter uma cor homogénea e guarde num frasco hermético no frigorífico. Use como usaria o parmesão ralado. 



4 comentários:

Cozinhar sem Lactose disse...

Creio que o nutritional yeast é levedura de cerveja, não é?

Lucente disse...

Não, levedura de cerveja é brewer's yeast e encontra-se facilmente em Portugal (sem glúten é mais difícil, mas encontra-se...)
http://www.livestrong.com/article/176197-what-is-the-difference-between-brewers-yeast-nutritional-yeast/

Anónimo disse...

nutricional yeast encontra-se no el corte inglés

Lucente disse...

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...