INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Cones sem glúten

Como falava no post anterior, os meus miúdos gostam dos gelados tradicionais e, a esse nível, encontram várias opções sem glúten na secção dos refrigerados dos supermercados. O que ainda não encontram e que adoram são cones de gelado sem glúten. Já encomendei na Amazon quando esta tinha portes grátis, mas numa embalagem de 12 cones, em média, quatro ou cinco chegavam partidos. Por isso, quando vi esta receita com tão bom aspecto, procurei por uma máquina de cones online (o Lidl, por vezes, vende esta máquina, mas há já algum tempo que não o fazem) e não demorei a entrar em acção. 

Sei que uma receita foi um sucesso quando os miúdos só param de dizer "hummm" quando acabam de comer! Os pedidos de repetição sucedem-se...

Ingredientes:
100 gramas de farinha Schär Mix B
25 gramas de farinha de milho fina A Ceifeira
1 colher de chá de canela em pó
1 ovo
75 gramas de manteiga/margarina à temperatura ambiente
125 gramas de água quente
125 gramas de açúcar mascavado claro
Algumas gotas de essência de Baunilha 


Misture as farinhas com a canela e reserve.

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Adicione o ovo e a essência de baunilha, e continue a bater. Incorpore a água quente aos poucos, enquanto bate. De seguida, junte gradualmente a farinha reservada, enquanto continua a bater.

Deixe a massa descansar enquanto a máquina de cones aquece. As restantes instruções vão depender da máquina que tiver: na minha, despejo um pouco de massa no centro do prato (metade de uma colher sopeira), fecho cuidadosamente, e espero um a dois minutos até que a massa fique ligeiramente tostada.

Retire a massa com uma espátula, e rapidamente dê-lhe forma com o acessório de cones (use um pano de cozinha para enrolar para não queimar os dedos).

Deixe arrefecer e recheie com o gelado da sua preferência. Caso sobrem, pode guardar os cones numa lata metálica pois aguentarão crocantes alguns dias.



4 comentários:

conceicao disse...

Tem ótimo aspeto. Tb já fiz, com outras farinhas receita parecida e tb são uma delicia.
bjs

Lucente disse...

Obrigada Conceição!

Avelã disse...

OHMEUDEUS que giro!
Realmente... Em gelados há ainda alguma variedade, os cones já é mais complicado! Até para fazer, não é tão simples como gelado. Ainda bem que encontraste. Não tinha visto este post e achei imensamente giro que se fizesse em casa, a sério :D como é que a máquina funciona? Faz tipo um círculo e depois dobra? Não sabia que existia isso, é o máximo! Quem me dera que o Lidl se lembrasse de vender isso :P vou passar a ver s folhetos de cozinha com renovada esperança!

Lucente disse...

Avelã, coloca-se um pouco de massa no centro da placa, fecha-se e a máquina forma um crepe que sai mole, enrola-se num acessório cónico, deixa-se arrefecer e o cone está pronto. Há já muito tempo que não vejo a máquina no Lidl, daí ter encomendado online...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...